Rejeição a Trump aumenta nos EUA e no mundo: ‘arrogante e perigoso’

AP Photo/Evan Vucci

Pesquisa realizada em 37 países aponta que Donald Trump não possui a confiança de cerca de três quartos do planeta para realizar a administração dos Estados Unidos nos assuntos mundiais.

Segundo a Pew Research Center, instituto que realizou a pesquisa, “parte da opinião pública que tem uma opinião positiva sobre os EUA despencou em vários países da América Latina, da América do Norte, da Europa, da Ásia e da África”, afirma.

A aprovação de Trump também registrou queda nos EUA. Agora, ele está com 36%, o pior já registrado desde a chegada à Casa Branca em 20 de janeiro, segundo a emissora CBS.

O desejo do presidente norte-americano, por exemplo, de retirar os EUA de vários tratados internacionais como o Acordo de Paris, sobre mudança climática, contribuem para que a rejeição dele aumente. O magnata é considerado por dois terços dos entrevistados como uma pessoa “arrogante e perigosa”.

Os projetos de Trump como o da construção de um muro na fronteira com o México é rejeitado por 76% dos entrevistados pelo instituto. E somente 22% dos participantes da pesquisa confiam em Trump. O número é muito baixo se comparado com os 64% registrados por Barack Obama quando já estava próximo do fim do segundo mandato.

O republicano é mais rejeitado, em alguns países, do que o ex-presidente George W. Bush após a invasão ao Iraque em 2004. Os únicos países onde o atual presidente dos EUA possui confiança são Rússia e Israel.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!