Polícia Federal suspende emissão de passaportes por tempo indeterminado

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) suspendeu a emissão de novos passaportes nessa terça-feira (27). A medida vale para aqueles que tentaram realizar a solicitação após às 22h de ontem.

Segundo a PF, a falta de orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem são os fatores que ocasionaram a suspensão do serviço. A PF ainda informou que foi atingido o limite de gastos previstos na Lei Orçamentária da União.

No entanto, o cidadão pode ainda realizar o agendamento online do serviço e ir até os postos da PF para retirar os documentos solicitados anteriormente, pois eles continuarão funcionando.

A previsão de entrega do passaporte será informada depois que a situação orçamentária for normalizada.

A PF explica que acompanha a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Quem foi atendido nos postos e teve o atendimento completado (confirmado) até o dia 27: recebe o passaporte normalmente.

2) Quem está agendado, pode comparecer na data prevista, mas não há prazo para confecção do documento e posterior entrega.

3) Quem pagou a taxa, mas não agendou, pode agendar e será atendido normalmente, mas não há data para confecção do documento e posterior entrega.

4) A renovação de passaporte não é obrigatória. Só renove se for viajar.

CRÉDITO EXTRA

O governo federal informou que foi enviado nesta quarta-feira (28) ao Congresso Nacional projeto de lei propondo abertura de crédito suplementar acima de R$ 102 milhões para o Ministério da Justiça regularizar os pagamentos para emissão de passaportes.

Conforme nota divulgada pelo Ministério do Planejamento, como a abertura do crédito é urgente, a Comissão Mista de Orçamento pode votar o projeto ainda nesta semana e o Congresso Nacional, na próxima semana.

“A abertura de crédito suplementar no orçamento só pode ser feita via projeto de lei e não medida provisória”, diz a nota do ministério. Com isso, ela não descumpre as normas do ajuste fiscal.

Atualizada às 17h40

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!