Frio desta terça-feira pode atingir 8ºC e bater novo recorde em BH

De acordo com o Climatempo, frio deve perdurar pelos próximos dias (Reprodução/Defesa Civil)

Quem acha que não pode esfriar ainda mais, está enganado. De acordo com o Centro de Climatologia PUC Minas – TempoClima, a temperatura mínima prevista para terça-feira (4) é de 8ºC e máxima não passa dos 20ºC em Belo Horizonte. O recorde de 2017 foi nessa segunda-feira (3), quando os termômetros marcaram 8,9ºC e sensação térmica de -5ºC.

“Ainda não é possível afirmar que o inverno de 2017 será mais rigoroso que o ano passado, pois ainda temos somente duas semanas da estação”, comenta Heriberto dos Anjos, meteorologista do TempoClima. “O que podemos afirmar é que a média de temperaturas mínimas está baixa, com apenas 13ºC e a máxima de 26,1ºC”, completa Heriberto.

Ventos

Outro fator que contribui para a sensação térmica ser ainda menor, como foi o caso dessa madrugada, com -5ºC na Estação de Cercadinho, são as rajadas de vento. “Quanto mais rajadas de vento e menores temperaturas, maior a sensação de frio. Na região da Pampulha, por exemplo, tivemos ventos a 10 quilômetros por hora e uma sensação térmica de 2ºC”, relata Heriberto.

Histórico

As ondas de frio mais intensas são previstas para todo o inverno. Nos últimos oito anos, a menor temperatura foi registrada na região da Pampulha, quando no dia 11 de junho de 2010, fez 7,4ºC. Em 2016, a menor na região foi de 9,1ºC. Logo abaixo você confere os recordes dos últimos anos.

A Defesa Civil mantem o alerta de baixas temperaturas até esta quarta-feira (5).

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!