Amigos se unem para levar roupas e cobertores a moradores de rua

Doações já começaram a chegar (Reprodução/Arquivo pessoal + Agência Brasil)

BH registrou na madrugada de hoje (4), a temperatura mais baixa em 42 anos. Os termômetros chegaram a marcar 6,1ºC na Estação de Cercadinho, de acordo com o Centro de Climatologia PUC Minas – TempoClima. Com isso, um grupo de amigos resolveu ajudar as pessoas em situação de ruas, que são as que mais sofrem nesse período.

Solidariedade

Elaine Silva, Gabriela Souza e Jeniffer Fernandes são estudantes. As amigas e outros colegas colegas tiveram a ideia de recolher roupas, cobertores e alimentos para doar às pessoas em situação de rua na capital. “Pensei nisso ontem voltando da escola. Senti aquele frio muito forte e fiquei pensando no quanto essas pessoas devem estar sofrendo. Aí espalhei mensagens pelo Whatsapp e no Facebook, para pedir ajuda a quem pudesse”, comenta a Jennifer.

A ideia dos amigos é recolher o máximo que puderem até sexta-feira (7) e distribuir pela cidade a partir de segunda que vem. “Vamos partir da Estação Central e levar o que pudermos para as pessoas. Já bati também de porta em porta no prédio onde moro para recolher doações”, diz Jeniffer.

Quem quiser ajudar, basta enviar uma mensagem para os celulares 98412-1558 (Jeniffer) ou 97514-6859 (Gabriela) e combinar como fazer a entrega.

Serviço Especializado em Abordagem Social

Em épocas como a atual, de extremo frio, a Prefeitura de Belo Horizonte tem um estrutura que ajuda a minimizar o desconforto das pessoas que moram na rua. Nos Centros de Referência da População em Situação de Risco, localizados nos bairros da Floresta e Barro Preto, os usuários podem se higienizar, utilizar banheiros, lavar suas roupas, participar de oficinas e receber atendimento psicossocial, entre outras atividades.

Também para os moradores de rua, a PBH mantém ainda Unidades de Acolhimento Institucional (albergues, abrigos e repúblicas), totalizando cerca de 1,3 mil vagas, nas quais as pessoas em situação de rua podem também se higienizar e utilizar banheiros para suas necessidades fisiológicas.

Vagas disponíveis nos abrigos

Os abrigos que acolhem as pessoas em situação de rua em Belo Horizonte ainda possuem vagas disponíveis. A Prefeitura informa que construirá novos abrigos de acordo com a demanda, devendo os primeiros ser feitos na região Central.

Confira a lista completa dos locais, com endereço e telefone.

  • ALBERGUE TIA BRANCA – Rua Conselheiro Rocha, 351, Floresta – Tel: 3277-1639
  • ABRIGO SÃO PAULO – Rua Elétron, 100, Primeiro de Maio – Tel: 3433-4993
  • ABRIGO POMPEIA – Rua Coronel Otávio Diniz, 29 – Pompeia – Tel: 3277-5753
  • POUSADINHA MINEIRA – Rua Espírito Santo, 604, Centro – Tel: 3224-1033
  • PÓS-ALTA HOSPITALAR – Rua Além Paraíba, 181, Lagoinha – Tel: 3423-8349
  • CENTRO POP AV. DO CONTORNO – Av. do Contorno, 1082 – Barro Preto – Telefone: 3277-4555
  • CENTRO POP LESTE – Rua Conselheiro Rocha, 351, Floresta – Tel: 3277-1639
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!