[Farsa ou Fato] Bebê de 2 meses foi levada dentro de carro roubado em Minas?

Reprodução/Facebook

Internautas de diferentes regiões de Minas Gerais se mobilizam, desde o início da tarde dessa segunda-feira (3), na tentativa de ajudar uma família de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado. Mensagens compartilhadas por meio do WhatsApp e pelo Facebook dão conta de que um morador da cidade teve o carro roubado com uma bebê de apenas 2 meses dentro.

“Urgente. Roubaram um carro com um bebê dentro”, diz o início do aviso. “O filho da professora Silvana Zaniolo pede ajuda de todos. Ajudem a divulgar: Roubaram agora na José Bonifácio… Rua do Detran. Um Uno 2006 prata, placa GZB8905”, continua o texto. “(…) O dono está louco, pois levaram com carro com a bebê dele dentro. Repassem rápido, por favor é sério”, justifica.

Mensagens compartilhadas no Facebook e no WhatsApp fazem alerta para bebê levado por bandidos
Reprodução/Facebook/WhatsApp

Além das mensagens no Facebook e no WhatsApp, internautas também compartilham a imagem de uma consulta ao site do Detran com as informações do carro roubado. Centenas de pessoas demonstram preocupação com o crime e têm repercutido o aviso nas últimas horas.

Mas, será que a criança foi mesmo levada dentro do carro alvo de criminosos? 

Ao Bhaz, a Polícia Militar (PM) explicou não ter registrado nenhuma ocorrência com os dados que viralizaram nos últimos dias. A corporação também conta que mensagens semelhantes repercutiram pela internet há alguns meses. Na busca do próprio Facebook é possível ver postagens relacionadas feitas ainda em 2016. Em uma publicação de novembro, além do texto com o pedido de ajuda, aparece também a foto de uma mulher com uma menina no colo.

Reprodução/Facebook

Em uma busca rápida na internet é possível ver que mensagens parecidas também viralizaram em outros Estados. Em 2014, as polícias Civil e Militar de Santa Catarina receberam denúncias de um assalto em que uma criança também teria sido levada pelos criminosos em um carro roubado. A placa do veículo, GZB8905, é a mesma do aviso sobre o crime em Divinópolis.

O Bhaz também tentou contato com o celular que aparece nas mensagens, mas a operadora informa que o número não existe. Portanto, como a PM mineira não tem registros sobre o crime, as mensagens são antigas e a professora Silvana não foi localizada, a informação de que uma bebê de 2 meses foi levada por criminosos em um carro roubado trata-se de uma Farsa.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!