Fotógrafo ‘bate o pé’ para sorrir em foto da carteira de motorista e viraliza na web

Reprodução/Facebook

Um fotógrafo de Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais, viralizou esta semana por causa de uma foto diferente. Nos documentos em geral, as imagens são sempre tiradas com um semblante sério. Mas Filipe Borges insistiu e conseguiu fazer o registro da CNH dele com um sorriso no rosto.

No relato publicado em sua conta do Facebook, Filipe conta que chegou para tirar o retrato e foi logo sorrindo. Mas a atendente o mandou ficar sério, disse que não podia sorrir. O fotógrafo perguntou o motivo do impedimento e recebeu a seguinte resposta: “Porque este é um documento, não pode sorrir”. Filipe mais uma vez pergunta o motivo e uma médica, dona da clínica, responde: ” Ora senhor, são normas. Está no estatuto”.

O fotógrafo então pediu para ver o tal estatuto, mas foi negado por ser um material apenas interno. Com isso, insistiu em uma explicação sobre o fato de não poder sorrir. A dona da clínica disse que “deve ser para facilitar no reconhecimento do rosto pela Polícia Federal”. O fotógrafo então argumentou que até o Facebook consegue reconhecê-lo quando está com uma careta e que seria subestimar muito a PF não conseguir identificá-lo por um simples sorriso.

E o motivo de não sorrir então? ” Antigamente, lá na época da invenção da fotografia, como não existia tecnologia suficiente, as pessoas tinham que ficar muito tempo paradas enquanto a foto estava sendo feita. Às vezes horas dependendo da iluminação, por isto, se as pessoas sorrissem seria mais fácil de borrar a foto e eles teriam que refazer todo o processo. Então as pessoas tinham que ficar sérias”, comenta Filipe Borges no relato.

Pode sorrir

A dona da clínica não ficou convencida, mas aceitou que a foto fosse tirada sorrindo, desde que ele assinasse um termo para assumir responsabilidade. Porém, antes de sair da clínica, Filipe foi informado que a médica havia feito contato com o Detran e o órgão informou que não havia nenhum tipo de restrição em relação a sorrir na foto e que não precisaria assinar nenhum termo.

E realmente não há nada que impeça o sorriso na foto da CNH. De acordo com a resolução 598/16, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é proibido usar bonés, óculos, chapéus ou quaisquer peças que cubram partes do rosto. Além disso, a cabeça deve permanecer reta, sem inclinação para nenhum dos lados, a pessoa deve ser posicionar de frente e não pode haver nenhuma alteração ou retoque por meio de Photoshop. Se alguma dessas normas não for seguida, o motorista é notificado e deve tirar uma nova fotografia. Quanto a sorrir, sem problemas!

O relato do mineiro rendeu mais de 96 mil curtidas e 25 mil compartilhamentos no Facebook. Nos comentários, as pessoas apoiam a agora também pensam em fazer o mesmo quando forem tirar fotos para a carteira de motorista.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!