Governo do Estado lança escola de gastronomia no Mercado Central

Pimentel homenageia a produtora Marli Leite, premiada na França (Veronica Manevy/Imprensa MG)

O Mercado Central dá mais um passo para se consolidar como espaço síntese da cultura mineira em áreas como artesanato e gastronomia. É lá que irá funcionar a Cozinha Escola Mineiraria, uma iniciativa do governo de Minas para fomentar a cadeia produtiva da gastronomia no Estado. O despacho que definiu com prioridade governamental a implantação da escola no local foi assinado na última quarta-feira, pelo governador Fernando Pimentel.

O empreendimento será implantado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), empresa ligada ao Estado, que irá repassar R$ 1 milhão, em forma de patrocínio ao projeto durante dois anos. Durante a solenidade, realizada no Dia da Gastronomia Mineira, o governador ainda entregou um certificado em homenagem aos produtores de queijos mineiros premiados no Concurso Mondial de Fromage, realizado em junho, na França.

O governador lembrou que o governo está elaborando mudanças no sentido de modernizar a legislação relativa à produção de queijos artesanais em Minas Gerais, e voltou a enfatizar que o Estado está superando a crise nacional com trabalho e criatividade. “A situação do Brasil é difícil, mas em Minas Gerais estamos enfrentando com trabalho, e um trabalho criativo, de pegar os nossos valores culturais, da gastronomia, do café, dos doces mineiros, e incentivá-los. Estamos modernizando a legislação no que diz respeito ao queijo. É o compromisso do governo com o setor agrícola em geral, setor que impulsiona o estado” afirmou o governador.

Entre mais de 700 competidores de 20 países, 11 queijos produzidos em Minas Gerais foram premiados na França. Os mineiros levaram um prêmio superouro, sete medalhas de prata e três de bronze. Os queijos foram julgados pela aparência exterior e interior, reação na boca, odor, sabor e textura.

Com o patrocínio da Codemig e participação do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e secretarias de governo, o Programa +Gastronomia, do qual faz parte a Casa Mineiraria (instalada em um edifício histórico no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte), será levado para dentro do Mercado Central, por meio da cozinha escola.  O local terá espaço de exposição de produtos e uma escola de gastronomia, onde serão realizadas capacitações e demonstrações, atendendo a profissionais e amadores da culinária mineira. A escolha do Mercado Central levou em conta o fato de o lugar ser um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Por ano, o espaço recebe cerca de um milhão de visitantes.

Mineiraria e Programa +Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

Além da geração de emprego e renda, o +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

A Casa Mineiraria será uma vitrine do setor. Serão desenvolvidas atividades de promoção, divulgação e capacitação em torno da variedade gastronômica das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações.

Da Agência Minas

 

 

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!