Massa de ar polar vinda da Argentina traz frio intenso de volta a BH

Massa de ar de origem polar derrubou temperaturas em todo o país

Uma forte massa de ar polar vinda da Argentina deve trazer o frio intenso novamente para o Brasil, a partir desta segunda-feira (17). No Sudeste e Sul do país, a sensação de frio deve ser mais intensa. Segundo o Climatempo, ao que tudo indica, o frio desta massa polar será maior do a que gelou o Brasil nos últimos dias de abril.

Pode nevar em alguma cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (18). Esta poderá ser a massa polar mais forte sobre o centro-sul da América do Sul em 2017.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quatro cidades gaúchas tiveram queda de neve granular nesta segunda-feira (17): Canela, Gramado e Caxias do Sul, na serra gaúcha, e Palmeira das Missões, na Região Noroeste do estado, registraram o fenômeno.

Além dessas quatro cidades, o Inmet informou ainda a ocorrência de chuva congelada em Soledade, Caseiros, São Francisco de Paula, Teutônia, São Marcos, Crissiumal, Passo Fundo e Nova Prata.

A chuva congelada ou congelante ocorre quando a chuva cai de forma líquida, e atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície.

 Belo Horizonte

Em algumas cidades do Sul de Minas, a temperatura pode alcançar a mínima de 0ºC e máxima de 10ºC. O frio no Estado deve se manter intenso até o próximo final de semana.

O frio deverá chegar até a cidades que normalmente têm temperaturas mais altas, como Montes Claros e Januária, no norte de Minas; e Governador Valadares, no Leste do Estado.  Em Montes Claros e Januária, a mínima prevista para amanhã é de 14º C. Valadares terá mínima de 17ºC, segundo o Climatempo.

A manhã desta terça-feira (18) vai ser de frio intenso em Belo Horizonte. Segundo o Climatempo, a previsão é de que a mínima fique em torno de 10°C e a máxima de 25ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 83% e 37%.

Entre às 5h e às 8h da manhã, a temperatura deve variar entre 10ºC e 13ºC na capital. O vento pode aumentar a sensação de frio.

O Climatempo alerta que, em períodos como este, os casos de resfriados e gripes podem aumentar significativamente. Segundo o instituto, também é importante manter a pele hidratada durante o frio.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!