Decisão da Justiça obriga prefeitura de BH a regularizar ciclovias

Justiça considera que ciclovia da Pampulha fere normas do Contran (Divino Advíncula/PBH)

A Justiça determinou que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) regularize as ciclovias implantadas na Lagoa da Pampulha e nas ruas São Paulo e Rio de Janeiro, região central de capital, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O pedido foi realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo. As denúncias realizadas apontaram que tanto as ciclovias quanto as ciclofaixas não cumprem o que a norma determina.

Ao realizar a vistoria na orla da Lagoa, o MPMG encontrou diversas irregularidades, como dimensões inferiores em todos os trechos, disposição de trechos sobre bueiros e locais onde existiam árvores, sinalização inadequada e falta de fiscalização e informação aos usuários sobre a correta utilização da via. De acordo com a denúncia, as irregularidades estavam causando acidentes no local.

O principal problema seria a colocação de prismas de concreto para separar a ciclovia da pista de rolamento que poderiam causar danos nos ciclistas que caíssem e também provocar colisões frontais.

Nas ruas São Paulo e Rio de Janeiro as irregularidades detectadas foram: largura menor da recomendada e falta de licenciamento das ciclofaixas. O tamanho reduzido das pistas faz com que veículos passem por elas para estacionarem no logradouro.

Do MPMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!