Cemig faz concurso para iluminação da Praça da Liberdade no Natal

As inscrições para a seleção pública vão até 31 de agosto (Elderth Theza/Cemig)

Pela primeira vez está sendo realizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) seleção pública para escolha do projeto de iluminação da Praça da Liberdade, que recebe, tradicionalmente, as luzes natalinas.

Os interessados em apresentar proposta devem ter como temática os 120 anos da capital mineira. Além disso, serão avaliados a criatividade e a sustentabilidade da ideia.

Para Nathalia Dornellas, gerente de Comunicação Interna da Cemig, o objetivo do concurso é democratizar o espaço público ao proporcionar que diversas pessoas enviem propostas. “É uma oportunidade de valorizar o trabalho de artistas locais e envolver os cidadãos nos projetos da cidade. Nossa expectativa é receber projetos inovadores dentro da temática proposta”, afirma a gerente.

Alinhar a decoração natalina com o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e com as apresentações culturais de fim de ano do Circuito Liberdade é, de acordo com o edital do concurso, fator primordial na proposta conceitual. É importante pensar, também, na proteção e na promoção dos patrimônios histórico e artístico de Minas Gerai,s relacionando-o com a importância turística e cultural do local.

No total, podem ser utilizadas 323 mil microlâmpadas de LED e outras mil do tipo estrobo.

A comissão julgadora será formada por sete membros, sendo três representantes da Cemig, um do Governo de Minas, um da Prefeitura de Belo Horizonte e dois da sociedade civil. O autor da proposta vencedora receberá prêmio no valor de R$ 20 mil e a ideia ficará exposta na Praça da Liberdade, durante o Natal.

As inscrições para a seleção pública vão até 31 de agosto de 2017. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas ou um representante legal em caso de coletivos de artistas.

Da Agência Minas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!