Home Notícias BH Kalil aprova plano para aumentar uso de bicicletas no transporte público

Kalil aprova plano para aumentar uso de bicicletas no transporte público

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, aprovou nesta terça-feira (18) o Plano de Mobilidade Urbana por Bicicletas. A proposta visa promover o uso de bicicletas como parte da mobilidade urbana da capital.

O “PlanBici” tem o objetivo ampliar para 2% a participação das bicicletas no transporte público em BH até 2020. Atualmente, este número é de 0,4%. Segundo a Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo), o Prefeito gostou do que viu e firmou o compromisso de que o plano será executado pela BHTrans e demais órgãos. Ao final da apresentação, o Prefeito Alexandre Kalil disse que “a bicicleta é o transporte do futuro”.

A proposta foi estruturada em seis eixos: Infraestrutura e circulação; Integração modal e bicicletas compartilhadas; Comunicação, educação e mobilização; Governança, transparência e produção de dados; Legislação; e Financiamento. São mais de 120 ações, com estimativas de custos, responsáveis pela execução e indicadores para acompanhá-las.

Proposta

O plano foi apresentado após dois meses do pedido de Kalil para criação de um plano para a mobilidade por bicicleta na cidade. Em maio, a BH em Ciclo apresentou diversas demandas ligadas à bicicleta como mobilidade na capital.

Na época, Kalil disse que só conversaria com os ciclistas mediante um plano de ações. “Em 60 dias, me entreguem um plano, com estimativa de custo e prazo, para a bicicleta na cidade. Aí a gente debate”, disse.

A BH em ciclo desenvolveu “PlanBici” em conjunto com BHTrans, Sudecap, Secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Meio Ambiente, Serttel, representantes da Câmara Municipal e diversas pessoas que se interessam pelo assunto.

Após dois meses, o plano foi apresentado e aprovado pelo prefeito. A proposta traz um planejamento contendo diretrizes, objetivos, responsabilidades, custos e outras variáveis para promover o uso da bicicleta como parte da mobilidade.

Segundo Amanda Corradi, integrante da BH em Ciclo, o plano dialoga com detalhes ricos e estruturados tecnicamente com o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte e com a campanha de Kalil, realizada durante as eleições de 2016. Mais detalhes sobre a apresentação podem ser encontrados no site da BH em Ciclo. O Plano será apresentado para a população da capital em breve.

Comentários

Rafael D'Oliveira

Jornalista e redator do portal Bhaz

Carregar mais em BH