Projeto de grafite vai colorir o Centro da capital; telas podem chegar a 50 metros de altura

Quatro edifícios da cidade vão ganhar obras de grafite (Divulgação/Cura)

A partir da próxima quarta-feira (26), o Centro de Belo Horizonte vai ganhar mais cores e grafite. O Circuito Urbano de Arte (Cura) vai reunir artistas para grafitar as laterais cegas de quatro prédios do Centro. A dimensão dos grafites pode chegar a 50 metros de altura por 37 metros de largura.  Os artistas terão 12 dias para grafitar a lateral cega (lado sem janelas) dos edifícios.

É a primeira edição do projeto na capital. Ao todo, cinco artistas com experiência em murais em grande escala foram convidados: Thiago Mazza, Priscila Amoni, a dupla Acidum Project, de Fortaleza, e a artista espanhola Marina Capdevilla. Todos os artistas irão pintar a maior superfície de suas carreiras.

A artista Priscila Amoni irá pintar a fachada do Hotel Rio Jordão, na Rua Rio de Janeiro, no Centro. Thiago Mazza fica responsável pela fachada do Edifício Satélite, na rua da Bahia, no Centro.

Já a artista espanhola, Marina Capdevila, irá pintar a empena do Edifício Trianon, ao lado hotel Othon Palace, na rua da Bahia com avenida Afonso Pena.

A dupla Acidum Project, formado pelas artistas Tereza Dequinta e Robézio Marqs, de Fortaleza, irá pintar a lateral cega do Edifício Tapajós, de frente para o Edifício Central na Av. dos Andradas.

Um mirante será montado na rua Sapucaí, atrás da Estação Central, para que o público acompanhe o trabalho dos artistas. O espaço terá entrada gratuita e vai contar com um bar e apresentações de DJs e artistas.

População vai poder acompanhar o trabalho dos artistas em um mirante montado na rua Sapucaí (Divulgação/Cura)

O Cura

“Projetos como esse valorizam os espaço, mas, quem ganha com isso é a cidade e a população”. É o que afirma a organizadora e produtora do Cura, Juliana Flores.

Segundo ela, os prédios foram mapeados a partir da vista da rua Sapucaí, onde estará o mirante. Ao todo, o projeto demorou cerca de um ano para ser elaborado. “Nós enfrentamos muitas burocracias para colocar isso em produção. Principalmente, na parte de convencer os condôminos a aceitar as pinturas. Por fim, conseguimos mostrar para todos que os prédios são telas esperando pelos artistas. Hoje, temos muito apoio do pessoal”, diz Juliana.

Esta é a primeira edição do projeto. De acordo com Juliana, uma segunda edição já está sendo viabilizada. Desta vez, maior. “O objetivo é conseguir seis prédios para a próxima edição. Já temos dois confirmados. Além disso, nós conseguimos incentivos da Lei Federal de Incentivo à Cultura para fazer a segunda edição”.

Os prédios para as próximas edições estão sendo mapeados. Os confirmados até o momento são os edifícios Príncipe de Gales, localizado na rua dos Tupinambás, 179; e o Hotel Amazonas Palace, na avenida de mesmo nome. “A ideia é grafitar, aos poucos, todos as laterais cegas que podem ser vistas da rua Sapucaí”, afirma Juliana.

Kalil e prefeitura

Em fevereiro deste ano, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), anunciou a criação de projetos de incentivo ao grafite na cidade, inspirado no artista Profeta Gentileza.

Questionada se o Cura tem relação com o projeto, Juliana negou a relação. Entretanto, ela ressalta a participação da PBH no projeto. “Eu, pessoalmente, apresentei o Cura ao Kalil. Ele adorou e achou maravilhoso. Por mais que o Cura não faça parte das ações da prefeitura, nós tivemos apoio institucional, por exemplo, no fechamento das vagas de carro na Sapucaí para montagem do mirante”, explica ela.

Programação

Dia 26/07 ao dia 06/08

Mirante da Rua Sapucaí – Espaço aberto para a população acompanhar o trabalho dos artistas

 

Dia 05/08 (sábado)

Mirante da Rua Sapucaí

9h às 17h – Pintura ao vivo com Minas de Minas Crew, no muro do metrô

14h às 17h – Pedalada Circuito Urbano de Arte do Centro de BH

 

Dia 06/08 (domingo)

Mirante da Rua Sapucaí

13h às 22h – Festa de encerramento do Cura

Confronto urbano/duelo de tag’s

Batuque Salubre

Spin Force Crew

DJ Pat Manoese

DJ Roger Dee

DJ Palomita

Confira a programação completa na página do evento.

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!