Prefeitura de BH propõe reajuste de 2,53% aos seus servidores

Índice foi anunciado hoje à tarde e ainda depende de aprovação pela CMBH (Yuran Khan/Bhaz)

A Prefeitura de Belo Horizonte propôs aos seus servidores, nesta sexta-feira, 21, um reajuste salarial 2,53% , a ser aplicado sobre a folha de agosto de 2017. O índice foi informado hoje durante reunião realizada na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação com entidades e sindicatos representativos dos servidores. Durante a reunião, também foi anunciado reajuste do vale-refeição em 2,85%. Com isso, o valor do vale passará para R$ 20.

De acordo com a prefeitura, o índice anunciado hoje é superior ao índice de inflação (INPC) acumulada em 2017, no período de janeiro a junho, que é de 1,12%. O impacto do reajuste sobre a folha será de aproximadamente R$ 41,5 milhões aos cofres municipais este ano.

“O aumento será repassado de maneira responsável, de acordo com as previsões de crescimento da receita, alinhando o interesse dos servidores à sustentabilidade fiscal. Só podemos nos comprometer com o que for compatível com o caixa da Prefeitura. Respeitando essas condições, não mediremos esforços para conceder em dia os direitos dos servidores”, disse o prefeito Alexandre Kalil.

Em relação aos avanços das pautas específicas das categorias, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação informa que o acompanhamento da receita continuará sendo feito por técnicos da Prefeitura e dos sindicatos e entidades representativas dos servidores. A proposta é acompanhar o fluxo de caixa do Município e estudar o impacto dessas demandas.

Mas a proposta não agradou aos servidores. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (Sindibel), os funcionários da Prefeitura acumulam um perda salarial da ordem de 15% nos últimos anos e que não será recomposta pela proposta da PBH. O sindicato teme também que o aumento dos combustíveis anunciado ontem pelo governo aumente ainda mais essa perda.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!