Após 32 anos, Paint será retirado em atualização do Windows

O Paint 3D será o “substituto” do aplicativo (Reprodução/Facebook)

O fim de uma era está próximo, ao menos na Microsoft. Após 32 anos a empresa anunciou a retirada do aplicativo Paint de seu sistema operacional.

Presente desde a primeira versão do Windows, lançado em 1985, o aplicativo terá um ponto final neste segundo semestre durante atualização do Windows 10. Por diversas vezes, o aplicativo foi utilizado tanto por crianças, para realizar um simples desenho na tela do computador, quanto por adultos, para simples edições em imagens.

Na época do lançamento, era chamado Paintbrush e, apesar da simplicidade em suas funções, pode ser considerado como um dos primeiros softwares de edição de imagens. A chegada da internet e das ferramentas online, que realizam a mesma função além de oferecer outros recursos, fez com que muitos usuários deixassem o aplicativo de lado e migrassem para outros editores.

O Paint dará lugar ao Paint 3D, que possibilitará a criação e edição de imagens tridimensionais. Outros softwares também estão com os dias contados, pois também serão retirados do Windows 10, como o Outlook Express, o app Reader e a lista de leitura.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!