Carteira de habilitação digital é aprovada; documento passará a valer a partir de 2018

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nessa terça-feira (25) a proposta da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) apresentada pelo Ministério das Cidades.

A partir de fevereiro de 2018, além do documento físico, os condutores poderão apresentar o arquivo digital através do smartphone utilizando um aplicativo.

O documento virtual poderá sera apresentado no lugar da carteira física e será identificado através da leitura do QRCode ou certificado digital.

Para o autor da proposta, o ministro das Cidades, Bruno Araújo a CNH digital irá desburocratizar o processo. “Quem esquecer a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira, pois basta apresentar o documento digital”, destacou.

O condutor que desejar obter a CNH-e deve se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Na sequência, através de um link enviado via e-mail será feita a ativação do cadastro.

A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH-e for salva e será protegida por um senha. Sempre que o documento for requirido será exigida a senha.

Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

A validade do documento digital será a mesma do impresso que continuará sendo emitido normalmente.

Da Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!