Belo Horizonte sediará o 1º Festival do Queijo Minas Artesanal

Festival de queijos começa amanhã, na Serraria Souza Pinto, e vai até domingo

A primeira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal acontece de amanhã (28) até domingo (30), na Serraria Souza Pinto. Este evento gastronômico tem como objetivo mostrar que o queijo artesanal de leite cru é a estrela.

O evento contará com chefs de cozinha renomados e restaurantes que vão servir pratos elaborados com produtos das sete regiões produtoras. Os visitantes poderão saborear os queijos com azeites, cervejas e vinhos mineiros, além de participar de cursos, palestras e degustações. Haverá também um espaço kids.

Produtores premiados

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a iguaria está cada vez mais em alta, depois de conquistar 12 medalhas no Mundial de Queijos, que aconteceu este ano na França. Os produtores mineiros premiados no Salão Internacional do Queijo 2017, em Tours, na França, também vão participar do festival. Eles concorreram com mais de 700 produtos de 20 países.

História

A tradição das regiões queijeiras de Minas Gerais teve origem no ciclo do ouro, na dificuldade de aproveitamento de toda a produção do leite in natura, quando ainda não havia sistemas de refrigeração e o transporte era muito precário. A fabricação do queijo permitia aos pioneiros da agropecuária no Estado aproveitarem toda a produção leiteira. Com isso, a produção de queijo se consolidou como a principal técnica de conservação do leite. No início da colonização, os queijos eram produzidos apenas para consumo próprio, mas, com o crescimento da produção e a melhoria genética do rebanho, os produtores passaram a produzir mais e a comercializar as sobras, transformando o queijo em um produto cada vez mais presente e indispensável ao comércio local.

 

Festival do Queijo Minas Artesanal acontece entre os dias 28 e 30 de julho (Divulgação/Facebook)

Regiões produtoras

Os queijos das áreas produtoras têm características próprias de cada região. Esses toques dão ao produto uma identidade regional, em função da altitude, temperatura, tipo de solo, pastagens e umidade do ar. Os aspectos valorizam o modo de fazer de cada local e contribuem para a autenticidade do produto.

As sete regiões produtoras são: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

Além disso, existem algumas tradições que são específicas de cada região, como no caso do queijo produzido na região de Araxá.  Segundo costumes locais, esta região mantém as mulheres como principais responsáveis pela produção. Para os produtores, elas têm mãos quentes, o que favorece a fabricação do queijo.

É possível identificar a região em que cada queijo foi produzido de acordo com suas características. Essa diferenciação está disponível em uma página do Festival Queijo Minas Artesanal.

Acompanhe todas as informações do evento aqui.

Serviço

Festival do Queijo Minas Artesanal

Quando? Entre os dias 28 e 30 de julho

Onde? Serraria Souza Pinta – Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte

Quanto? Ingressos no local ou antecipados pelo site Sympla: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia).

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!