Produção do antibiótico Benzetacil é suspensa para validação

Unidades ainda no mercado poderão ser consumidas até a data de validade

Conhecido pela dor que causa ao ser aplicado, o Benzetacil, no mercado há 45 anos, terá sua fabricação suspensa pela Eurofarma, empresa responsável pelo do produto. A instituição divulgou, em nota, que está “implantando testes de desafios adicionais de validação” para garantir a efetividade do medicamento. Porém, não detalhou que testes seriam estes.

Segundo a Eurofarma, as unidades do produto ainda presentes no mercado poderão ser consumidas normalmente até a data de validade informada na embalagem.

O Benzetacil é um medicamento composto por penicilina benzatina, que é usado no tratamento de infecções como a sífilis. O produto é aplicado na pele por meio de uma injeção.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da Eurofarma, três empresas possuem registro válido para produzir a penicilina benzatina: a Fundação para o Remédio Popular (Furp), o Laboratório Teuto Brasileiro S/A e a Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda.

A penicilina é um medicamento que não tem patente. Por isso, gera pouco lucro e é produzida por poucos laboratórios no mundo. Em função disso, nos últimos anos, o Brasil viveu uma situação de desabastecimento de penicilina, gerando um aumento dos casos de sífilis. O problema não é restrito ao Brasil. Em outros países, também ocorreram problemas com o fornecimento de penicilina.

Mas o Ministério da Saúde informa, segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, que tem estoque garantido de penicilina para atendimento aos pacientes diagnosticados com sífilis em todo o país até o segundo semestre de 2018.

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!