Militares das Forças Armadas já monitoram o Rio de Janeiro e Região Metropolitana

Desde ontem, Forças Armadas já reforçam a segurança no Rio de Janeiro

As Forças Armadas já estão nas principais ruas e avenidas do Rio de Janeiro e cidades da Região Metropolitana da cidade, desde a tarde de ontem, 28. Ao todo, o efetivo enviado é de 8.500 militares.

Os soldados foram posicionados em pontos estratégicos e utilizam para apoio motos, jipes e blindados. Eles estão fazendo blitzes, parando carros e motociclistas para checar  a documentação.

Crise na segurança

As Forças Armadas foram enviados a cidade para reforçar a segurança, diante do aumento de casos de violência, que estão assustando a população.

Nos últimos dias,  a Linha Vermelha, uma das principais vias da cidade, foi cenário de troca de tiros entre a polícia e criminosos. Muitos motoristas, surpreendidos com a situação, foram obrigados a sair dos veículos e a se deitar ou agachar no asfalto para se protegerem das balas. Escolas fluminenses também têm interrompido com frequência as aulas devido aos tiroteios se tornarem cotidianos.

O envio da tropa formada pelo Exército, Marinha e Aeronáutica foi acertado entre os governos estadual e federal. A previsão é que elas fiquem nas ruas da cidade até o final de dezembro  deste ano.  Desde 2007,  os militares já foram convocados 12 vezes pela Presidência da República para reforçar a segurança no Estado.

O Ministro da Defesa Raul Jungmann, disse, durante o anúncio da operação que “a presença ostensiva dos militares trouxe um aumento da sensação de segurança em ocasiões anteriores, mas que, desta vez a ideia, é apostar em ações de inteligência e integração entre os órgãos de segurança para golpear o crime organizado e não apenas inibir”.

Da Agência Brasil

 

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!