Prazo para o saque do FGTS termina nesta segunda-feira, 31

Atenção, segunda-feira, 3, termina o prazo para  sacar os valores disponíveis nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) . Quem perder o prazo, só poderá usar o dinheiro nos casos previstos anteriormente, como para aposentadoria, compra da casa própria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou em caso de algumas doenças.

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal (CEF) ressaltou que “o prazo de saque das contas inativas do FGTS não sofreu alteração. O prazo encerra na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos de trabalhadores que serão contemplados pelo decreto”.

Quem comprovar que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo, como por exemplo,  presos e com doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.  A CEF informa que o decreto publicado pelo governo nessa semana prevendo essa questão será regulamentado na próxima segunda-feira, 31, definindo as normas técnicas para os casos de exceção.

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o dinheiro que não for sacado retorna a conta vinculada do empregado.

O  saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, nesta última etapa, não importando a data de nascimento. Pode sacar quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015. Quem for correntista da CEF poderá autorizar o recebimento do crédito em conta, por meio do site das contas inativas. O saque também pode ser feito em caixas eletrônicos, em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou diretamente nas agências bancárias.

Para realizar o saque a pessoa deve apresentar  o número de inscrição do PIS (Programa de Integração Social) e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou termo de rescisão do contrato de trabalho).

Tire dúvida

A CEF criou uma página especial no site do banco e um serviço telefônico para as contas inativas. Quem preferir pode ligar para  0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas.

Saiba mais sobre as orientações para o saque do FGTS.

Da Agência Brasil

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!