Autora de Harry Potter comemora aniversário hoje e vira personagem de gibi

J.K. Rowling completa 51 anos e vira personagem na Turma da Mônica

Esta segunda-feira (31) é um dia muito importante para os fanáticos por Harry Potter. J.K. Rowling, autora da saga, completa 51 anos de muita história e uma legião de fãs. Para homenageá-la, a Turma da Mônica lançou uma personagem da escritora.

A Maurício de Souza produções tem um projeto de incentivo ao empoderamento feminino desde o começo de 2016. Chamado #DonasDaRua, as leitoras são convidadas a mostrar e compartilhar depoimentos via texto ou vídeo para apresentarem porque são empoderadas.

O site possui um painel colaborativo para que as histórias sejam contadas. Além disso, um seleto grupo de mulheres já foi homenageado, como Ada Lovelace, Carolina de Jesus, Dorina Nowill, Malala Yousafzai e Marie Curie. Em seu aniversário, foi o dia de J.K. Rowling  ser homenageada.

J.K. Rowling ganha personagem na Turma da Mônica (Divulgação/Panini)

No site, os fãs podem encontrar curiosidades sobre a vida e a carreira da escritora, além do desenho de sua personagem. Um fato intrigante antes do lançamento do primeiro livro da saga foi uma sugestão que os editores deram à autora. Seria melhor publicar o livro com o nome abreviado, pois “homens não leriam um livro escrito por uma mulher”. Assim surgiu J.K. Rowling, abreviação de Joanne Rowling, o “K” vem da avó paterna Kathleen.

“Mas ela teve que superar muitos preconceitos. Você deixaria de ler um livro com base no gênero da autora ou do autor? Pois uma das razões para a escolha de assinar com as iniciais J.K. (o K vem do nome de uma de suas avós) foi evitar o preconceito dos leitores contra uma autora mulher, recurso usado por outras escritoras, como a também britânica de histórias policiais P.D. James, por exemplo”, diz trecho da publicação.

O Bhaz produziu um Faroeste Caboclo com toda a saga de Harry Potter: os oito filmes. Neste dia tão especial, nada melhor que relembrar. Confira:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!