Bicicleta inteligente só libera o fim da série na Netflix com pedaladas

Para ter o final do episódio na Netflix, atleta vai ter que suar a camisa

Chega de desculpas para se exercitar! O Cycflix utiliza de suas séries e filmes favoritos da Netflix para a prática de exercícios físicos. A bicicleta ergométrica foi produzida pelo estudante de engenharia Ronan Byrne, do Instituto de Tecnologia de Dublin, e tem o objetivo de incentivar os exercícios no aparelho.

Ronan Byrne, o criador do sistema Cycflix (Reprodução/The Irish Sun)

O processo é bem simples. Basta escolher um título da Netflix e estipular um tempo e uma velocidade a ser seguida. Se por um acaso o ritmo previsto não for mantido, a reprodução do conteúdo é pausada. Para ser liberado novamente, o usuário deve pedalar e recuperar o padrão escolhido.

Criação do Cycflix

Primeiramente é preciso uma bicicleta ergométrica, uma placa Arduino Nano, um notebook e o mais importante, conhecimentos em programação. A linguagem utilizada pelo projeto é um script Python. Com o software, é possível fazer a configuração desde o tempo necessário para completar a tarefa até a velocidade e ritmo do exercício.

Todo esse equipamento instalado junto à bicicleta faz o monitoramento da distância e a velocidade das pedaladas. Se o usuário estiver em um ritmo mais baixo do que o determinado, o sistema solta um alerta e pára o conteúdo assistido até a pessoa voltar à intensidade estipulada para as pedaladas.

O usuário também pode determinar os intervalos para recuperação e treinos com ritmos mais intensos ou mais tranquilos. Um relógio mostra a distância percorrida no canto do monitor.

Divulgação/Cycflix

Construa sua própria Cycflix

Não é preciso comprar o software. O o estudante disponibilizou o passo a passo completo aqui. E você também consegue o código para a interface do programa de maneira gratuita pelo GitHub. Agora é só pedalar, se divertir e ainda manter uma boa saúde.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!