PBH abre licitações para conter enchentes na Cristiano Machado e Tereza Cristina

Alagamento na Avenida Tereza Cristina, em março deste ano

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu duas importantes licitações na última quarta-feira (2). Uma é para a ampliação da capacidade das bacias dos ribeirões da Pampulha e do Onça; a outra é para a implantação da bacia de detenção de cheias no Bairro das Indústrias.

O principal objetivo das obras é acabar com as enchentes que colocam em risco moradores das avenidas Tereza Cristina, Cristiano Machado e dos bairros Belmonte, Ouro Minas, Ribeiro de Abreu, Novo Aarão Reis e adjacências.

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte afirma que a intervenção nos ribeirões da Pampulha e do Onça será dividida em duas etapas e que vai beneficiar em torno de 145 mil pessoas. A ideia é reduzir os prejuízos e os transtornos causados pelo alagamento e interdição da Avenida Cristiano Machado, principal via de ligação entre a região Central da cidade e o Aeroporto Internacional de Confins.

Já a segunda licitação é para conter os alagamentos que acontecem com frequência na Avenida Tereza Cristina, região Oeste de Belo Horizonte, principalmente no trecho que divide o Bairro das Indústrias e o bairro Vista Alegre, devido às cheias do Ribeirão Arrudas. A possível solução é a instalação de uma bacia que vai receber água durante os períodos de chuva e liberá-la à medida que o Ribeirão Arrudas estiver com capacidade para receber o excesso.

Avenida Tereza Cristina alagada após o córrego Ferrugem e parte do Arrudas transbordarem, 
em março deste ano (Reprodução/Whatsapp)

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!