Artistas lamentam morte de Luiz Melodia; relembre sucessos do cantor

Melodia iniciou a carreira na primeira metade da década de 1970

O músico carioca Luiz Melodia morreu aos 66 anos nesta sexta-feira (4), após batalha contra câncer de medula. O cantor, que iniciou a carreira aos 20 anos, estava realizando tratamento de quimioterapia. Porém, os resultados não estavam surtindo o efeito desejado e nesta madrugada, ele faleceu. Melodia estava internado no hospital Quinta D’or, no Rio de Janeiro.

Nascido no bairro do, Estácio, em 7 de janeiro de 1951, Melodia é um dos nomes que serão lembrados na história da Música Popular Brasileira (MPB) por muitos anos. Desde a infância frequentava com seu pai, Oswaldo Melodia, rodas e becos de música. O tempo foi passando, a criança cresceu e o gosto por canções aumentou e dela, Melodia fez profissão. Porém, o estilo que o jovem de apenas 20 anos desenvolveu não se limitava ao samba, por exemplo. Ele passava pelos gêneros do rock, blues e soul.

Seu primeiro sucesso foi em 1973, quando lançou “Pérola Negra”, em parceria de diversos cantores, como Luciana Mello e  Zeca Pagodinho, entre outros. Antes de seu disco, ele já era reconhecido nacionalmente, pois, junto com Gal Costa, que mencionava como sua madrinha musical, gravou “Gal a todo vapor”.

Entre seus grandes sucessos, destaque para “Juventude Transviada”, lançada em 1976 e que é considerada o maior deles. A canção foi trilha sonora da novela Pecado Capital e faz parte do segundo álbum lançado pelo artista: “Maravilhas Contemporâneas”.

Em 2014, Melodia lançou seu último álbum denominado “Zerima”. Na oportunidade, ele gravou junto com seu filho Mahal Reis uma versão da música de Dorival Caymmi, Maracangalha. Com o álbum, o cantor conquistou o Prêmio da Música Brasileira de 2015.

O carioca não limitou-se apenas a atrações musicais. Em 2005, ele participou do filme “Casa de Areia”, contracenando com Fernanda Montenegro. Nesse mesmo an,o gravou cenas para a novela “Bang Bang” e para o filme “Quase dois irmãos”.

A morte do músico repercutiu entre artistas e políticos que através das redes sociais manifestaram apoio à família e agradecimento pelo legado deixado por Melodia.

Fãs do artista também utilizaram as redes para manifestarem a tristeza com a notícia da morte do carioca.

O velório será realizado, a partir das 18h, em um dos locais que Melodia mais gostava: na quadra da Estácio de Sá, escola de samba do coração do músico.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!