Operação no Sul de Minas termina com 53 presos; PCC atuava em cinco cidades

Imagem ilustrativa (Divulgação/EBC)

Cinquenta e três pessoas foram presas durante uma operação que desarticulou uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Sul de Minas. Deflagrada na manhã desta terça-feira (8), a Argos foi realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Polícia Militar. Os mandados de prisão (28) e de busca e apreensão (20) foram cumpridos nas cidades de Três Corações, Varginha, Cambuquira, Boa Esperança e Carmo da Cachoeira.

Durante as investigações, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha, outras 25 prisões foram realizadas, totalizando 53 pessoas presas. Maconha, cocaína, crack, armas de fogo, munições e explosivos foram apreendidos. O cumprimento dos mandados contou com a participação de 113 policiais militares e três promotores de Justiça. Foram empenhadas 26 viaturas e uma aeronave. As investigações duraram aproximadamente 11 meses.

O MPMG apurou que a organização criminosa atuava no Sul de Minas Gerais e se dedicava à prática de explosões de caixas eletrônicos, roubos a residências e de veículos automotores, comércio de armas, munições e explosivos, homicídios e tráfico de drogas (inclusive entre Estados da Federação e no interior de estabelecimentos prisionais).

Na oportunidade dos requerimentos das prisões preventivas e expedição de mandados de busca e apreensão, o MPMG ofereceu à Justiça denúncia contra os investigados pelos crimes de receptação, porte de arma, tráfico de drogas (com causas de aumento de pena) e organização criminosa armada, sendo os demais crimes apurados em separado.

Apurou-se que o grupo, comandado do interior da Penitenciária Regional de Três Corações, arquitetava os crimes, além de homicídios de concorrentes e rebeliões.
A ação preventiva durante os trabalhos frustrou a consumação de crimes contra a vida, rebeliões e explosões de caixas eletrônicos.

Os presos foram conduzidos para a Penitenciária de Três Corações.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!