Sinfônica faz concerto de valsas e lota Palácio das Artes; crianças foram destaque

David teve a oportunidade reger a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

O horário de almoço foi ao som de música clássica nesta terça-feira (8), no Palácio das Artes, no centro da capital. Em apresentação do Sinfônica ao Meio-dia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais levou ao público valsas vienenses, entre outros sucessos da música erudita.

Violinos, flautas, trombetas e diversos instrumentos levaram o público – que compareceu em bom número ao espetáculo – ao encanto. Entre as presenças, destaque para crianças e jovens. De acordo com os idealizadores, as apresentações da orquestra têm o comparecimento de, em média, mil pessoas.

Apresentação aconteceu no Palácio das Artes (Yuran Khan/Bhaz)

Para o maestro Sílvio Viegas, o crescente número de espectadores é motivado pela interação existente entre orquestra e público. “Interagir com as pessoas é necessário para o bom andamento do espetáculo. Por isso, falamos um pouco da história da música, do artista. Explicar o contexto na qual a música foi feita é importante”, afirma o maestro. Com isso, temos a popularização da música clássica, que é considerada um estilo dedicado à elite da sociedade.

A convite da Fundação Clóvis Salgado, o Bhaz pôde acompanhar a apresentação no meio da orquestra sinfônica. Confira o vídeo produzido diretamente do palco do grande teatro.

Presença infantojuvenil

Antes do início da apresentação, era possível ver a chegada de pais acompanhados dos filhos ainda crianças. É o que aconteceu com a fisioterapeuta Renata Costa de Miranda que, junto dos filhos David, Raquel, Gabriel e Ana, que ainda irá nascer, compareceu ao Palácio das Artes para prestigiar a apresentação. Ela acredita que eventos como esse contribuem para a formação do caráter das crianças. “A música, assim como as artes, tem como característica de desenvolver sensibilidade e compaixão nas pessoas”, afirma.

David ficou atento a cada detalhe da apresentação da orquestra (Yuran Khan/Bhaz)

Cinco pessoas foram selecionadas pelo maestro Viegas para subir ao palco e puderam prestigiar, ao lado dos artistas, a apresentações de duas músicas. Entre elas, estava David Eunápio, de 10 anos, que teve a oportunidade de até reger a orquestra. Ao final do espetáculo, em conversa com o Bhaz, David disse que ficou tímido e sem saber o que fazer. “O maestro me deu dicas de como fazer. Aí, foi mais tranquilo”, afirmou David que, há quatro anos, faz aulas de violino.

Nesta quarta-feira (9), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais volta a se apresentar no Palácio das Artes, às 20h. O ingresso está a R$ 20 a inteira e R$ 10 meia.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!