Home Variedades Chuva de meteoros poderá ser vista neste fim de semana no país

Chuva de meteoros poderá ser vista neste fim de semana no país

O fim de semana será marcado por chuva, mas não aquela a que estamos acostumados. Dessa vez, será a chuva de meteoros Perseidas. O fenômeno está marcado para começar às 3h da madrugada deste sábado (12).

Originários do cometa Swift-Tuttle, os meteoros poderão ser vistos melhor no hemisfério Norte. Porém, no Brasil o fenômeno também poderá ser visto. Basta ter paciência. Pelo fato de as grandes cidades terem altos índices de poluição e luminosidade, é preciso que o observador fique atento a cada detalhe. Uma dica importante é concentrar o olhar em direção a um ponto, na direção norte, onde exista pouca luz artificial.  Com isso, a visão irá se acostumar com o ambiente escuro.

Como os meteoros não têm horário marcado para caírem, talvez a pessoa demore para ver um único cair. Outro fator que pode complicar a visibilidade é a Lua, pois caso ela esteja muito brilhante, os efeitos serão ofuscados. Para ver o fenômeno não é necessária a utilização de equipamentos.

Acredita-se que a chuva de meteoros Perseidas originou-se da constelação de Perseus, localizada no hemisfério Norte, o que, por isso, dificulta sua visualização no Brasil. Enquanto no hemisfério Norte podem cair 100 meteoros por hora, por aqui a expectativa é de dez.

Apesar de ser denominado meteoro, não acontecerá nada de mais grave ao cair na Terra. Como as partículas são do tamanho de um grão de areia, elas se queimam com o atrito ao entrarem na atmosfera terrestre.

Para este ano, estão previstas chuvas de meteoro que possibilitarão melhor visualização no Brasil. São elas: a Orionídeos, no mês de outubro; Leonídeos, em novembro; e Geminídeos, em dezembro.

Comentários

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Carregar mais em Variedades