Inteligência artificial consegue detectar seus sentimentos apenas com Wi-Fi

Equipamento utiliza emissor de rádio frequência acoplado a algorítimos

Já pensou em um dispositivo capaz de determinar se alguém está sentindo alegria, prazer, tristeza ou raiva? Agora é possível, mesmo sem perguntar para a pessoa.

Engenheiros e pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) conseguiram desenvolver um equipamento capaz de transformar uma simples rede Wi-Fi em um dispositivo que determina o estado emocional de uma pessoa. Para isso, o aparelho mede os batimentos cardíacos. A tecnologia é capaz de realizar as medições individualmente e de forma precisa, a partir dos sinais e das frequências que são emitidas pelo roteador.

De acordo com a divulgação, o equipamento possui um emissor de rádio frequência que trabalha acoplado a um algoritmo inteligente, parecido com os encontrados em eletrocardiogramas. Porém, sua potência é bem maior e não é necessário nenhum eletrodo ou fios ligados ao corpo para fazer as tarefas pedidas.

O funcionamento é bem simples. O emissor de rádio frequência realiza uma série de cálculos para fazer a medição de ondas que são emitidas e prontamente rebatidas pelo nosso corpo. Após isso, as informações são enviadas para a Inteligência Artificial da máquina.

O aparelho também precisa de um EQ-Radio, que é um sistema de aprendizado automático, que traduz as informações e define quais emoções a pessoa está sentindo. E a tecnologia também informará ao paciente, por exemplo, com uma boa antecedência, se ele estiver correndo risco de sofrer um ataque cardíaco. Infelizmente, a tecnologia ainda não está no mercado, mas os cientistas esperam que a liberação venha em breve.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!