Exposição sobre o Golpe de 64 é prorrogada até o dia 31 de agosto

Divulgação/Cyro Almeida

A exposição “Desconstrução do esquecimento: golpe, anistia e justiça de transição”, foi prorrogada até o dia 31 de agosto. A mostra relembra os momentos e personagens marcantes da luta contra a ditadura no país.

As obras estão reunidas no Centro Cultura da UFMG, na Avenida Santos Dumont, 174, esquina com rua da Bahia, no Centro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 13h.

A exposição

Concebida no âmbito do projeto Memorial da Anistia do Brasil, a mostra é estruturada em três eixos: golpe, anistia e justiça de transição. A exposição foi montada em cinco salas e reúne obras inéditas de oito artistas.

Outros subtemas também integram a exposição, entre eles as estruturas de repressão, o desrespeito aos direitos indígenas, a articulação das mulheres na luta pela anistia e as políticas de reparação.

Para uma das coordenadoras da exposição, a socióloga Silvana Coser, a mostra tem o objetivo de resgatar a história de um dos momentos mais difíceis do país. “A ditadura é uma história ainda pouco conhecida pelos mais jovens, que não viveram o Golpe de 64. As pessoas precisam saber como foi aquele período para conhecer os riscos que a interrupção do processo democrático pode trazer”, diz.

Ela acrescenta que a exposição permite a reflexão sobre o presente político brasileiro. Uma vez que podem ser observadas semelhanças entre o que ocorreu naquela época e o atual momento do país. “A exposição é uma maneira de prevenir, precisamos conhecer o passado para que ele não se repita. Enquanto montávamos a mostra, o Brasil iniciou um processo de perda de direitos de seus cidadãos. Fato que traz retrocessos ao povo. Esse momento tem semelhanças com o que vivemos em 1964, então precisamos estar atentos.”

Serviço

Exposição Desconstrução do esquecimento: golpe, anistia e justiça de transição

Quando? Aberta até 31 de agosto.

Onde? Centro Cultural UFMG, Avenida Santos Dumont, 174, Centro, Belo Horizonte.

Horário? de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h.

Quanto? Gratuito

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!