Plantas medicinais, massagem para bebês e mais 6 serviços gratuitos do SUS pouco conhecidos

sus serviços gratuitos
Divulgação/Shantala + Divulgação/SUS

O Sistema Único de Saúde oferece diversos serviços, entre eles farmácia popular e serviços de atendimento móvel, os quais são bastante utilizados. No entanto, existem também algumas atividades ofertadas pelo Sistema que são pouco conhecidas, mas que podem ser uma “mão na roda” para muita gente. Confira algumas delas!

1- Curso gratuito sobre plantas medicinais

Tratamentos de saúde não convencionais podem ser uma ótima alternativa e, pensando nisso, o SUS passou a oferecer um curso online e gratuito sobre uso de plantas medicinais. Ao todo são 60 horas de estudos, que incluem informações sobre cultivo de plantas medicinais, além de orientações sobre preparações e uso de remédios caseiros.

O curso é voltado para agentes comunitários de saúde, mas qualquer pessoa pode se inscrever. Cerca de 13,5 mil pessoas já estão inscritas na capacitação, que é ofertada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS).

2- Meditação e terapias alternativas

Em janeiro deste ano, o SUS incluiu nas suas ofertas tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Ao todo são 19 práticas, entre elas estão reiki, acupuntural e yoga.

3- Massagem para bebês

Entre as terapias alternativas oferecidas pelo SUS está a shantala, uma técnica de massagem para bebês originária da Índia. A técnica promete acalmar o bebê, eliminar gases, cólicas e deixar o sono mais tranquilo.

4- Diu de Cobre

O Dispositivo Intrauterino de cobre é oferecido pelo SUS a todas as mulheres. Para implantá-lo gratuitamente, é preciso procurar um hospital, uma maternidade pública ou um posto de saúde do seu município. Além da aplicação preventiva padrão, o Ministério da Saúde ampliou a colocação do DIU durante o parto ou em procedimentos pós abortamento.

5- Cirurgias reparadoras para mulheres que sofreram algum tipo de violência

Desde março de 2017, o SUS oferece a mulheres que sofrerem violência o acesso a cirurgias reparadoras. Segundo o Ministério da Saúde, a nova lei propõe que, ao atender vítimas de agressões, os médicos devem orientá-las sobre as possibilidades de recuperação, além de indicar hospitais e clínicas para atendimento. No entanto, para o atendimento, as mulheres precisarão de um boletim de ocorrência registrando a agressão ou um prontuário assinado por médicos.

6- Pílula anti-HIV

O Ministério da Saúde anunciou em maio deste ano que passaria a distribuir gratuitamente o medicamento Truvada, uma combinação de antirretrovirais. Antes, a pílula era usada durante o tratamento, mas foi adotada como método de profilaxia, para proteger grupos que estão mais expostos ao risco de infecção.

O medicamento deve estar disponível a partir de outubro. O tratamento só é indicado se testagem do paciente para HIV der negativa, uma vez que ela é contraindicada para pessoas já infectadas pelo vírus, pois pode causar resistência ao tratamento.

7- Antipsicótico para tratamento de Parkinson

Pacientes que sofrem de com transtornos psicóticos associados à doença de Parkinson contam com o apoio do SUS. Isso porque o Sistema Único de Saúde oferece a clozapina, medicamento voltado para o tratamento da doença neurodegenerativa. Além disso, o remédio é também oferecido para tratamentos associados à bipolaridade e esquizofrenia.

8- Adesivo para tratamento contra o Alzheimer de graça

O adesivo de rivastigmina, medicamento usado no tratamento do Alzheimer, era antes vendido nas farmácias, mas hoje, ele já é distribuído gratuitamente pelo SUS. O medicamento transdérmico (que passa pela pele) substitui os remédio via oral.

O adesivo ajuda a diminuir os efeitos colaterais da doença, como náuseas, vômitos e perda de apetite. Isso porque ele leva o princípio ativo direto à corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!