Após reunião com Kalil, taxistas veem ‘luz no fim do túnel’ para resolver impasse com a Uber

Reunião aconteceu às 11h na Prefeitura da capital

Representantes dos taxistas de Belo Horizonte se reuniram nesta quinta-feira (17) com o prefeito Alexandre Kalil (PHS) na prefeitura da capital, na região Central da cidade, para debater sobre o impasse gerado após a liberação do Uber e de outros aplicativas de transporte particular. Os ânimos voltaram a esquentar após decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que liberou os serviços, após julgar que a BHTrnas não pode legislar em relação a eles.

Enquanto o encontro acontecia, profissionais da categoria estiveram do lado de fora com seus respectivos automóveis parados em frente à prefeitura. Eles elaboravam possíveis estratégias caso o resultado da reunião não fosse favorável. Um deles sugeriu que fosse feita uma manifestação nas proximidades do aeroporto do Confins. “Precisamos incomodar quem tem dinheiro, a elite. Estamos pacíficos demais”, bradava.

Para Sandro Rogério, que há 13 anos exerce a profissão, o principal problema é o fato dos taxistas pagarem impostos ao governo na esfera municipal e os motoristas de Uber não. “Pense bem, quanto de imposto o governo deixou de arrecadar nestes dois anos que eles estão circulando por BH? Já nós taxistas, precisamos investir em um bom veículo, caso contrário nem transitar pelas ruas nós podemos”, disse.

Taxistas ficaram atentos com a orientação do presidente da categoria (Vitor Fórneas/Bhaz)

 

Sandro acredita que o desafio é atrair a população e as autoridades, pois só assim haverá um debate saudável. “A população precisa conhecer melhor nossos serviços, pois desta forma ela terá condições de julgar o que é melhor”, concluiu.

Enquanto caminhava em direção à sua casa, a comerciante Nadir de Assis observava o ambiente ao redor da prefeitura. Na visão dela, tanto os profissionais de táxis, quanto os de Uber, podem conviver em harmonia. No entanto, o que dificulta são as “regalias existentes”. A comerciante enfatiza que “qualquer um pode fazer cadastro na Uber e sair dirigindo por aí”. “Tem muitos motoristas que não tem caráter e estão colocando as vidas dos passageiros em risco. Pegar numa colher de pedreiro ninguém quer, mas ficar tirando vaga de trabalhador honesto isso tem aos montes”, argumentou.

Ao meio-dia, o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários (Sincavir), Avelino Moreira, saiu da reunião destacando que a prefeitura está ao lado deles para solucionar o impasse. “A partir da próxima segunda (21) será criado um grupo para discutir a regularização com base em estudos. A palavra chave agora é equilíbrio. Continuemos oferecendo serviço de qualidade para a população”, disse.

Avelino também destacou que, até o final da negociação com a prefeitura, não haverá manifestações pelas ruas da capital, pois esse foi o “compromisso feito com o prefeito Kalil”. Alguns taxistas questionaram o presidente do sindicato alegando que já esperam a regulamentação há pelo menos dois anos. Em contrapartida, Avelino disse que é preciso manter a “calma e o equilíbrio”, pois “vem coisa boa para a categoria”. Ele não deu maiores detalhes justificando ser uma estratégia.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!