Festival Ratha-Yatra traz para BH um pouco da Índia

Evento acontecerá no dia 26 de agosto

A capital mineira recebe no próximo sábado (26) o Festival da Índia Ratha-Yatra, a partir das 10h, com entrada gratuita. A festividade iniciará na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, com desfile na Avenida Afonso Pena em direção ao Parque Municipal. Até às 16h diversas atrações culturais acontecerão no evento.

Divulgação/Festival da Índia

Reconhecido como o mais antigo da humanidade, o evento é o maior festival cultural/religioso realizado na Índia reunindo cerca de oito milhões de pessoas em Jagannatha Puri. Nele o povo indiano celebra a diversidade e a possibilidade de um reencontro com o Divino. A expectativa dos organizadores é de o que o público possa experimentar um pouco daquilo que acontece há milhares de anos no país.

Após a caminhada o público se concentrará próximo ao Teatro Francisco Nunes e por lá poderá saborear a tradicional culinária indiana vegetariana, músicas, mantras, yoga e a bharatnatyam clássica dança indiana.

Cerca de mil refeições serão servidas gratuitamente pelo programa Alimentos Para a Vida, maior cadeia de distribuição de alimentos vegetarianos do mundo, com intensa atuação em áreas de conflito ou desastres naturais.

Na música, a banda Vrindavan apresentará uma releitura dos estilos indianos mesclados à música brasileira. Já os mestres de bhakti-yoga, Purushatraya Swami e Chandramukha Swami, ficarão com mantras em sânscrito e música indiana fundida com ritmos brasileiros. Outras atrações musicais, com diversas participações especiais, também estão na programação.

O Bharatnatyam – dança clássica indiana – estará representado na performance de Kamalaksi Rupini. Ela é considerada uma das maiores representantes do estilo na América e realiza cursos no continente asiático para aperfeiçoar a técnica. Por ter a autorização das mestras da Índia ela faz apresentações em grandes e tradicionais festivais de dança indiana como convidada principal.

No Brasil, o Ratha-Yatra acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Pindamonhangaba (SP), Paraty (RJ), Ubatuba (SP), Caruaru (PE), Recife, João Pessoa, Fortaleza e Campina Grande, na Paraíba.

Serviço

Festival da Índia Ratha-Yatra

Quando? Sábado – 26 de agosto;

Onde? Concentração na Praça Sete e caminhada até o Parque Municipal;

Valor? Gratuito;

Informações: 9-8482-0392 – Romero Carvalho e no link.

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!