O Brasil quase não viu o eclipse solar total, mas a ‘zoeira’ apareceu com tudo por aqui

Reprodução/Twitter

A segunda-feira (21) foi marcada por um dos eventos mais fascinantes da natureza, um eclipse solar total. O fenômeno que ocorre quando as órbitas do sol e da lua se cruzam, e o satélite passa entre o sol e Terra, pode ser visto principalmente nos Estados Unidos.

Quem estava a quase 3 mil quilômetros acima ou abaixo da faixa que compreende Salem, no Oregon, e Charleston, na Carolina do Sul, conseguiu observar um pouco do espetáculo. Ou seja, no Brasil, apenas moradores das regiões Norte e Nordeste avistaram o fenômeno, de forma parcial, entre 12h46 e 18h04. E a escuridão chegou a 50% por aqui.

A astrônoma Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, responsável pelos cálculos e edição do anuário da instituição que traz as fases da lua e previsão de eventos astronômicos, conta que o próximo eclipse total que terá faixa de observação no Brasil está previsto para 2041. “No dia 2 de julho de 2019, vai ser no sul da América do Sul e a expectativa é que muitas pessoas se desloquem para a faixa de observação. É interessante porque você tem turismo, tem eventos culturais e científicos, é muito legal”, disse a pesquisadora.

Enquanto o fenômeno não ocorre por aqui, nos resta ficar com os registros dos Estados Unidos, já que quem vive em outras partes do Brasil, além do Norte e do Nordeste, apenas ouviu falar do eclipse ou o acompanhou por meio da web. Mas, como não poderia ser diferente, a “zoeira” relacionada a ele imperou nas redes sociais. Veja alguma das melhores (ou piores) reações:

ATENÇÃO PARA O TUÍTE ABAIXO – PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!