DE GRAÇA! Ocupação cultural no Santa Tereza tem blocos de carnaval, teatro e festa temática

Reprodução/Facebook + Reprodução/Facebook + Divulgação/Pablo Leonardo

A rua vive, ferve, é de todos! Para provar isso, uma manifestação promete movimentar a região do baixo centro neste domingo (27). O Viaduto Santa Tereza, a rua Aarão Reis e a Praça da Estação serão palco de uma ocupação de cunho artístico, político, cultural e popular com muito batuque e diversidade.

“A Ocupação” começa às 10h, com a tradicional Praia da Estação e se estende durante todo o domingo. Algumas atrações já confirmaram presença, como o grupo de teatro Espanca, que apresentará a peça “PassAarão”, o bloco de carnaval Alô Abacaxi e a festa LGBTQ Fervo. Outras atrações como o bloco Coco da Gente e o Garotas Solteiras são apostas do movimento.

Segundo os organizadores, o ato é uma forma de luta contra ideias conservadores e anti-democráticas. O movimento também pretende manifestar contra as ações de racismo, limpeza social e criminalização da pobreza que tentam segregar a população.

Viaduto Santa Tereza, onde acontecerá A Ocupação (Yuran Khan/Bhaz)

A escolha do baixo centro como local do ato também faz parte do manifesto, já que, de acordo com a organização, esse é um espaço historicamente ocupado por pessoas em situação de rua, artistas e ambulantes, mas atualmente tem sido deixado “com a gestão privada de bandeja”.

Esta é a nona edição da inciativa, que começou em 2013 e, desde então, promove a ocupação de espaços públicos na capital mineira. Além de diversão, “A Ocupação” pretende levantar questões a respeito da democracia e dos direitos da população. Confira o evento!

Letícia Almeida

Letícia Almeida é redatora no Portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!