Mãe ofende professora da filha por ser negra; ‘de preto, eu só gosto de Coca Zero’

Prefeitura de Araporã posicionou-se em defesa das professoras negras

Duas professoras negras foram alvo de preconceito racial pela mãe de alunas da rede municipal de ensino. O caso aconteceu na cidade de Araporã, a 125 quilômetros de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Por não aceitar que as filhas tivessem aulas com as professoras, a mulher gravou áudios no WhatsApp com várias ofensas.

O problema começou no início do mês de agosto, quando os alunos das escolas municipais da cidade retornaram às aulas. Houve um remanejamento dos professores e a antiga professora da turma criou um grupo com os pais dos alunos no aplicativo de mensagens. Foi nessa oportunidade que a mãe de uma das crianças começou com as ofensas.

Por meio da antiga professora, que recebeu os áudios, a atual professora soube que sua chegada à escola desagradou uma das mães por ser negra. Os arquivos viralizaram nas redes sociais e muitas pessoas se comoveram com a situação.

Em um dos áudios a mulher diz: “Porque com preto mesmo eu não dou certo. Quando eu chego perto de um, ‘tá’ com uma ‘subaqueira’, quando eu chego perto do outro, ‘os dente’ é fedido, tá com a boca podre”. Ouça o áudio da mãe da aluna:

Posicionamento da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Araporã divulgou uma nota de repúdio pelas demonstrações de racismo feitas pela mãe da aluna. Por meio da nota, a Prefeitura afirmou que não aceita que ataques com base em preconceitos raciais, sociais, de gênero ou de orientação sexual sejam feitos em qualquer espaço público ou contra servidores municipais. Veja a publicação feita:

Foi registrado boletim de ocorrência na Polícia Militar (PM), mas  o caso foi repassado à Polícia Civil para instauração do inquérito. O delegado responsável pelas investigações afirmou que ambas as vítimas já foram ouvidas e aguarda para ouvir a investigada.

Diferença entre injúria racial e racismo

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível.

Stephanie Mendes

Jornalista e redatora do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!