Home Notícias BH Festival Literário abre 380 vagas para oficinas; inscrições até esta sexta

Festival Literário abre 380 vagas para oficinas; inscrições até esta sexta

O Centro de Referência da Juventude, localizado na Praça da Estação, no Centro de BH, recebe entre os dias 14 e 17 de setembro o Festival Literário Internacional (FLI-BH) e a Primavera Literária. Os eventos oferecem atividades gratuitas de valorização da literatura e fomento à leitura. Toda a programação é gratuita.

Neste ano, serão oferecidas 16 oficinas, totalizando 380 vagas voltadas para escritores, narradores de histórias, ilustradores, bibliotecários, educadores e leitores da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira (8), por meio do site do evento.

O FLI-BH chega a sua segunda edição com uma programação diversificada e atividades gratuitas. Ao todo, serão mais de 200 atrações entre mesas de debates, oficinas, saraus, shows, narrações de histórias, exposições, feira de escritores, ilustradores e editoras independentes.

Além disso, o espaço conta com mostra de cinema e literatura, bibliotecas para bebês, intervenções urbanas e sessões de autógrafos. A realização é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

O festival acontece em parceria com a terceira edição da Primavera Literária, da Liga Brasileira de Editoras Independentes (LIBRE). Com o tema Vozes de Todos os Cantos, o FLI-BH 2017 propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa, reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo.

Vozes

A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e apossar da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros, de opções de expressão. Para isso, irá reunir 152 convidados locais, nacionais e internacionais, somando as vozes das ruas, dos saraus, da academia e do público leitor.

Deste número, 57% são mulheres, o que reafirma a proposta de amplificar vozes que foram marginalizadas ao longo da história. “O FLI-BH Vozes de todos os cantos pretende oferecer uma programação onde o leitor possa ser coautor em plenitude, onde ele possa, pela pluralidade de vozes apresentadas se identificar com a voz que é também o seu canto, e alargar esse lugar. A cidade é um lugar onde devem caber todos” destacam os curadores do Adriane Garcia e Francisco Morais Mendes.

A Primavera Literária é realizada pela LIBRE – Liga Brasileira de Editoras, uma rede de editoras independentes, que conta com 130 associados que trabalham cooperativamente pelo fortalecimento de seus negócios, do mercado editorial e da bibliodiversidade.

“Não é fácil manter a continuidade de eventos literários em tempos tão difíceis, por isso, inclusive, temos muito prazer em repetir a parceira com o Festival Literário Internacional – FLI-BH, que acolheu nossa primeira edição belo-horizontina em 2015. Esta soma só nos fortalece”, destaca Juliana Flores, diretora da LIBRE, Liga Brasileira das Editoras em Minas Gerais, e coordenadora da Primavera Literária de Belo Horizonte.

Serviços

2ª Festival Literário Internacional – FLIBH e 3ª Primavera Literária

Quando? De 14 e 17 de setembro

Onde? Centro de Referência da Juventude – CRJ (Praça da Estação, s/n, Centro, BH)

Quanto? Toda programação é gratuita

Comentários

Rafael D'Oliveira

Jornalista e redator do portal Bhaz

Carregar mais em BH