Temperatura deve aumentar e não há previsão de chuva; incêndios estão controlados

Apesar do céu limpo e azul, BH pode ter pancadas de chuva (PBH/Reprodução)

O inverno vem chegando ao fim e, com ele, a elevação das temperaturas em Belo Horizonte e região metropolitana. Com a permanência da massa de ar seco, distancia-se a possibilidade de chuvas. Já são 90 dias, completados nesta segunda-feira (11), sem precipitação na capital. A pergunta que não quer calar é: quando irá chover?

De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do instituto Tempo Clima PUCMinas, a previsão é que até o dia 17 de setembro não chova. “A corrente fria está estacionada na região Sul do país e não está tendo força para chegar ao Sudeste. Isso tem a contribuição da massa de ar seco, que predomina até o momento”, afirma.

O mês de setembro, segundo o meteorologista, é de transição das estações: vai o inverno e vem a primavera. Com isso, é normal o aumento do calor; porém, “não podemos descartar as chuvas”, disse.

O começo de setembro em 2016 foi marcado por precipitações, algo que não acontece este ano. “O período chuvoso, de fato, tem o começo a partir da segunda quinzena de outubro, mas, como fazemos previsão semanalmente, não podemos afirmar que até o fim deste mês não haverá chuva”, afirmou.

Para esta semana, o tempo seco permanecerá na capital e as temperaturas devem variar entre 14ºC e 28ºC. O aumento da temperatura faz com que a umidade relativa do ar faço o caminho inverso e fique baixa. Na tarde dessa segunda, BH registrou 28% de umidade, estando em estado de atenção.

Até o começo de outubro será divulgado um balanço do inverno deste ano. Fato é que, se comparado com os anteriores, foi a estação de frio mais intenso, com temperaturas chegando à casa dos 6,1ºC.

Incêndios em parques

A permanência do tempo seco tem causado queimadas em parques florestais. Desde a noite da última quinta-feira (7), um incêndio consome o Parque Florestal de Ouro Branco, nos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio está controlado neste momento, estando sendo realizado trabalho de monitoramento, controle e rescaldo. No local estão 4 aviões, 16 bombeiros, e 40 brigadistas de firmas da região e voluntários. O acesso é difícil na região e o incêndio foi de grandes proporções.

A Mata da Baleia também registrou incêndio neste fim de semana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou na Mata do Taquaril, alastrando-se para a Mata da Baleia. O fogo atingiu a Serra do Curral e parte do Parque das Mangabeiras.

Hoje, bombeiros estão fazendo o rescaldo do incêndio no Parque Florestal de Ouro Branco (Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!