Três chapas se inscrevem para disputar a eleição de reitor da UFMG; conheça candidatos

Renato, Sandra e Andrea: um dos três deverá ser o próximo reitor da UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou, nesta terça-feira (12) os nomes que compõem as três chapas que irão disputar a eleição para a escolha do nome do reitor e do vice-reitor da UFMG no período 2018 a 2022. As chapas deverão ser homologadas no próximo dia 19 de setembro, caso não sejam apresentados pedidos de impugnação. Neste dia, no prédio da Reitoria, onde fica a Comissão Eleitoral, ocorrerá, ainda, o sorteio do número de cada uma delas.

Pela ordem, foram inscritos os candidatos Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor) e Carmela Maria Polito Braga, da Escola de Engenharia (vice-reitora); Sandra Regina Goulart Almeida, da Faculdade de Letras (reitora), e Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia (vice); Andrea Mara Macedo, do Instituto de Ciências Biológicas (reitora), e Paula de Miranda Ribeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas (vice).

Nos dias 8 e 9 de novembro, a comunidade universitária (professores, funcionários e estudantes) votam nas chapas. O resultado, na forma de lista tríplice, com a votação de cada chapa, é enviado ao presidente da República, para que, entre as três, escolha a que irá dirigir a UFMG pelos próximos dois anos. A praxe é que o presidente homologue o nome do mais votado, mas não é obrigatório que isso ocorra, podendo ele optar por qualquer um dos três que compõem a lista tríplice.

Podem votar os servidores dos quadros permanentes de pessoal, a saber: de magistério superior, de magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do corpo técnico administrativo em educação que estejam em efetivo exercício. Os membros do corpo discente da Universidade também podem votar, a saber: os estudantes de graduação, especialização, residência, incluída a residência pós-doutoral, mestrado e doutorado, exceto aqueles com trancamento total de matrícula ou que não tenham se matriculado no segundo período letivo de 2017 e os estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional, completados até o primeiro dia da realização da consulta, inclusive.

Conheça os candidatos a reitor

Renato de Lima Santos 

Graduou-se e concluiu mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG. É PhD em Patologia Veterinária pela Texas A&M University. Fez pós-doutorado na University of California Davis, onde atuou como visiting associate e professor livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (Unes, de Botucatu). Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur, de Paris. Professor titular e orientador de mestrado e doutorado na Escola de Veterinária da UFMG e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 1A, foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABP), de 2009 a 2011, e pró-reitor de Pesquisa da UFMG de 2010 e 2014.

Sandra Regina Golart Almeida

Formada em Letras pela UFMG (1986), possui mestrado em Literatura pela University da Carolina do Norte em Chapel Hill (1990), doutorado pela mesma instituição (1994) e pós-doutorado em literatura comparada pela Universidade Columbia, em Nova Iorque. É professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1C) e do programa Pesquisador Mineiro, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig). Atualmente, exerce o cargo de vice-reitora da UFMG.

Andrea Mara Macedo

Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) e doutorado em Bioquímica e Imunologia (1991), ambos pela UFMG. Realizou estágio de pós-doutorado na área de Genética Molecular e Biotecnologia pelo Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (1992). É professora Associada IV do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, tendo sido coordenadora do programa de pós-graduação em Bioquímica e Imunologia (2005-2009), presidente da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da UFMG, entre 2003 e 2011, e coordenadora do Núcleo de Pós-graduação do mesmo instituto (2009-2013). Atualmente, é diretora do ICB da UFMG (2014-2018).

Da Redação, com UFMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!