Home Notícias BH Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 26 anos

Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 26 anos

governo amplia vacina de hpv

A vacinação contra HPV foi ampliada para homens e mulheres entre 15 e 26 anos. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (11). Os beneficiários da vacina poderão receber a dose gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em municípios que ainda tenham vacinas em estoque.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, em BH há estoque de doses suficiente para atender as pessoas que desejarem receber a vacina.

Para se vacinar, os usuários devem comparecer ao centro de saúde portando cartão de vacinação do SUS. As vacinas serão aplicadas enquanto durarem os estoques de doses com data de validade até março de 2018. A iniciativa tem como objetivo evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação de vacinação do Ministério da Saúde são três doses, com intervalo de dois e seis meses entre as duas últimas. Todos que tomarem a primeira dose terão direito garantido às doses posteriores.

Após o fim dos estoques, a orientação é que a vacinação continue apenas para o público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos.

Comentários

Rafael D'Oliveira

Rafael D'Oliveira é jornalista e redator do portal Bhaz

Carregar mais em BH