Metrô de BH tem WhatsApp para denúncias de assédio; CBTU lança panfleto informativo

Divulgação/Agência Minas

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou uma ação nesta segunda-feira (18) para informar às usuárias do metrô de Belo Horizonte sobre um canal em que é possível denunciar casos de assédio. Mulheres que se sentirem intimidadas ou que sofrerem abusos poderão registrar as ocorrências por meio do WhatsApp. O número – (31) 9 9999-1108 existe há um ano, mas ainda é um serviço pouco conhecido. Curtiu a ideia? Vem ver como funciona!

Durante a ação, Teixeira distribuiu panfletos que falam sobre o telefone, que também recebe mensagens de texto – os convencionais SMS. A opção pode ser usada caso as passageiras estejam sem internet. O informativo também explica que o metrô conta com câmeras de monitoramento que funcionam 24 horas por dia. Ao todo, são 250 equipamentos.

Depois que a denúncia for recebida, o atendimento é encaminhado para uma central de Monitoramento de Segurança e agentes que estiverem mais próximos ao local são orientados a atender a demanda. E a CBTU ainda lembra que qualquer ato não consentido pode ser informado, desde “cantadas” e “piadinhas” até “gestos, toques e atitudes com conotação sexual”.

“Cantadas, piadinhas, insinuações e comentários, assim como gestos toques e atitudes com conotação sexual, não consentidos por uma das partes, são práticas enquadradas como assédio sexual. Se perceber comportamentos dessa natureza no metrô, denuncie! Seu depoimento reforçará a reclamação da vítima e pode evitar novas ocorrências”, diz o texto do folheto.

Para que o atendimento seja ainda mais eficiente, a CBTU recomenda que as mulheres tentem informar o máximo de detalhes sobre o ocorrido: características do infrator, o sentido do trem, o número do vagão e o nome da estação mais próxima são alguns deles. “Respeitar as mulheres e garantir que tenham seus direitos preservados é um dever de todos”, diz um trecho do panfleto.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!