UFMG é a melhor universidade do Brasil pelo quarto ano consecutivo no ranking da Folha

Divulgação/UFMG

O ensino da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) continua sendo o melhor entre as 195 universidades públicas e privadas do país. A avaliação foi realizada pelo Ranking Universitário Folha (RUF) e divulgada nessa segunda-feira (18). É a quarta vez consecutiva que a universidade consegue se manter no topo da lista.

Na classificação geral, a UFMG manteve a quarta posição, assim como no ano passado. Para Ricardo Takahashi, pró-reitor de Graduação, o resultado é fruto de como a instituição “encara” o ensino superior através da estruturação institucional. “O fato da UFMG ser a primeira colocada no item graduação reflete uma política de longo prazo, que vem sendo cumprido há décadas”, destaca.

Outro ponto de destaque é a primeira colocação de sete dos 40 cursos de graduação avaliados. O ranking coloca no topo os seguintes: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Propaganda e Marketing.

Enfatizando a qualidade dos cursos, Ricardo destaca que a primeira colocação não é “casual”, mas mas sim decorrente da qualidade dos cursos ofertados. Os demais cursos ocupam, em sua maioria, as cinco primeiras posições.

Takahashi esclarece que a classificação geral do RUF 2017 corresponde à da maioria dos rankings nacionais e internacionais. A UFMG aparece bem posicionada em todos os itens, em especial Mercado (2º lugar), Inovação (3º lugar) e Pesquisa (6º).

Em relação ao indicador Internacionalização, a UFMG aparece em oitavo lugar. Universidades menores e mais novas despontam nas melhores posições.

O Ranking Universitário Folha (RUF) avalia anualmente as 195 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais. São realizadas duas pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Da UFMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!