Aulas gratuitas de ginástica e atletismo ainda têm vagas abertas em BH

Divulgação/Agência Brasil

Com o intuito de fomentar a prática de esportes olímpicos entre crianças e adolescentes, o Centro de Treinamento Amigos do Esporte (CTAES), em parceria com a Uni-BH, idealizou um projeto que atende 80 alunos em Belo Horizonte.

Viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), e apoiada pela Empresa de Mineração Pau Branco S/A (Empabra), a iniciativa conta com aporte de R$ 228.546,22 oriundos da isenção fiscal do Governo de Minas Gerais para sua execução.

O projeto, que já está na sua segunda edição, pretende ensinar fundamentos do atletismo e da ginástica rítmica, além de possibilitar o surgimento de jovens atletas que cheguem a disputar campeonatos nacionais em até dois anos.

“Temos a intenção de expandir a formação básica esportiva para esses alunos, de forma que, quando concluírem, eles possam se tornar profissionais”, conta Tiago Gusmão, coordenador do CTAES,.

Gusmão ressalta que os recursos viabilizados pela Seesp, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, colaboraram de forma significativa no sucesso da ação. “Demos um salto de 10 anos com o recurso. Agora podemos comprar mais equipamentos e contratar mais professores”, pontua.

As atividades, realizadas desde o mês de agosto, são voltadas para jovens cuja faixa etária atendida varia de acordo com a modalidade: para a ginástica rítmica, as crianças devem ter entre cinco a dez anos. No atletismo, adolescentes de 12 até os 18 anos podem participar.

Ainda há vagas

Segundo o coordenador, apesar de as aulas já terem começado, ainda há vagas para as duas modalidades. Para se candidatar, é preciso que os responsáveis pelos alunos encaminhem um e-mail para [email protected] constando nome completo da criança ou do adolescente, o esporte escolhido e a data de nascimento.

O prazo para se inscrever vai até o final de outubro. Ao fim desse período, há a previsão de que um novo processo seletivo seja realizado no início de 2018.

Gusmão diz que planeja levar, a partir do próximo ano, o projeto para outras regiões de BH, como o bairro Taquaril. O coordenador relata a importância de expandir o programa, pois, segundo ele, os jovens de Belo Horizonte são carentes de uma prática mais aprofundada de esportes.

Ao se matricular, é necessário que o interessado preencha um formulário online disponível na página do Facebook do Centro de Treinamento Amigos do Esporte. A confirmação da inscrição é enviada via e-mail.

Os alunos inscritos fazem testes e medições, que são avaliadas por profissionais como forma de seleção. Apesar do teste, o CTAES diz que não é exigido que os candidatos tenham experiência prévia no esporte, pois a intenção do projeto é formar o aluno desde a base.

Minas Esportiva Incentivo ao Esporte

Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras.

Desse total 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!