Relato de assalto à mão armada em faculdade de BH assusta alunos; PM não foi procurada para registrar ocorrência

Divulgação/Uni-BH

Relatos de um assalto à mão armada que teria ocorrido no Uni-BH do Estoril, na região Oeste de Belo Horizonte, na noite dessa quinta-feira (21), têm assustado alunos da universidade. No Facebook, os estudantes da instituição repercutem a falta de segurança no campus e se mobilizam para tentar mudar a situação por meio de um abaixo-assinado. Eles sugerem, no texto, que a faculdade contrate seguranças e que os profissionais usem armas.

Reprodução/Change.org

Ao Bhaz, uma universitária relatou que homens armados entraram no campus durante a noite e que ameaçaram um professor. Segundo ela, o magistrado chegou a ter uma arma colocada na cabeça. Nas palavras da jovem, que é estudante de Engenharia Civil, os assaltantes levaram celulares de uma turma de medicina veterinária no bloco B5. “Está acontecendo uma mobilização dos alunos via Facebook para conseguirmos colher assinaturas em um abaixo assinado virtual exigindo segurança e a colocação das catracas que foram retiradas no final do ano passado”, diz um trecho do e-mail. O suposto assalto também virou assunto em conversas de WhatsApp.

Relatos de assalto à mão armada no Uni se espalharam pelo Facebook (Reprodução/Facebook)

Por meio do aplicativo, alunos comentam desde o início do dia sobre a criminalidade na região do Uni-BH. Ainda sem saber se o assalto realmente ocorreu, eles temem que novos crimes sejam registrados no local. “A faculdade está aberta para qualquer um, não tem catracas. A gente não pode duvidar de que o assalto tenha acontecido”, disse Gustavo Oliveira, de 26 anos. O estudante de Ciências Biológicas não é o único a acreditar na falta de segurança no campus.

Para Clarissa Roque, de 23 anos, o Uni não conta com dispositivos de segurança necessários para barrar possíveis crimes no local. “O campus é enorme, tem várias entradas e não tem segurança o suficiente”, disse a estudante de Design de produto. “Não temos que nos identificar como alunos para conseguir entrar, já que eles tiraram todas as catracas das portarias. Ou seja, qualquer pessoa entra e sai na hora que quiser”, explicou a universitária.

Reprodução/WhatsApp

Ocorre ainda que as informações sobre o assalto supostamente ocorrido ontem também estão desencontradas. Ao Bhaz, alunos da instituição mencionaram que o crime teria ocorrido em uma sala do curso de Biomedicina. Outros, no entanto, explicaram que o fato teria ocorrido nesta sexta-feira (22) durante a manhã e não na noite anterior. E mais: nenhuma vítima foi localizada.

Procurada pelo Bhaz, a Polícia Militar (PM) informou não ter registrado nenhuma ocorrência de assalto no Uni-BH do Estoril. Segundo a corporação, cadeiras foram furtadas no campus da Lagoinha na noite dessa quinta. No entanto, o caso nada tem a ver com o relatado na web.

Já a assessoria da faculdade explicou, por meio de nota, que as informações não passam de um boato. No comunicado, a instituição se limita a informar que “busca a melhoria contínua da segurança em todas as suas unidades”. Veja a nota na íntegra no final da matéria.

Furtos

Na última semana, o Bhaz mostrou que dois furtos ocorreram no Uni-BH no intervalo de um mês. O último deles ocorreu no dia 15 de setembro, quando o prédio da reitoria da unidade foi arrombado. Na ocasião, um Xbox foi levado do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e um computador de um dos laboratórios. Antes disso, no ano passado, um estudante também teve o material escolar furtado no local. E a instituição explicou que acompanha as investigações.

Veja a nota da Uni-BH sobre os relatos de assalto à mão armada na unidade do Estoril:

O Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) afirma que não houve nenhum tipo de assalto na noite de ontem (21), em seu Hospital Veterinário. A instituição de ensino está em contato com as autoridades policiais e não há qualquer registro de ocorrência que relate o fato. As informações divulgadas até o momento tratam-se de um boato.

O UniBH reitera que assuntos dessa natureza precisam ser apurados com o máximo de cuidado, uma vez que colocam em xeque a segurança dos alunos e da comunidade. A instituição reforça que busca a melhoria contínua da segurança em todas as suas unidades.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!