Grafite Baby: descubra quem é o bebê estampado em alguns muros de BH

Grafite Baby
Painéis com o rostinho de bebê são homenagem de John Vianna ao filho

Passando pelas ruas de BH com um olhar mais atento, você já deve ter deparado com pelo menos um mural de grafite bem grande, mas com um detalhe: um rostinho de bebê no meio dos desenhos. O Bhaz descobriu quem é esse baby que anda estampando alguns muros de BH.  O dono das artes é o grafiteiro belo-horizontino John Vianna, de 24 anos.

Grafite Baby
(Reprodução/Flickr)

Bem que dizem que quando chega um filho, a vida dos pais mudam… No caso de John, trouxe uma renovação para sua arte! Desde o nascimento do filho – Jonhzinho – seus grafites ganharam uma marca registrada: o rosto do primogênito. O bebezinho já virou personagem de quadrinho nas artes, como o Goku, do Dragon Ball Z,  no bairro Pindorama.

Painel de Grafite no bairro Pindorama (Yuran Khan/Bhaz)

Johnzinho também já virou personagens como o Madinbu, Hulk, Transformers e Thor, entre outros. “Durante um trabalho com as pessoas em processo de recuperação na Apac, fiz um Hulk de 6 metros de altura e 11 de comprimento com o rosto do meu filho. Também desenhei um Thor de 7 metros de altura por 5 metros de comprimento dentro de uma escola”, conta John.

Grafite Baby
(Reprodução/Flickr)

No dia do nascimento do bebê, John conseguiu fazer um registro encantador em um dos muros da Avenida Cristiano Machado. Para representar o momento, desenhou o rostinho do bebê, um cordão umbilical ligado ao corpo e uma cegonha.

Grafite Baby
Painel na Avenida Cristiano Machado, em BH (Reprodução/Flickr)

“Foi na correria, mas tive o convite para pintar uma parede com muita visibilidade. E está lá até hoje, quase um ano depois, o trabalho que registra um pouco desse momento especial na minha vida”.

Grafite Baby
Mesmo pequeno, Johnzinho já gosta de brincar com as latas de spray de tinta do pai (Yuran Khan/Bhaz)

Internacional

O bebê também já teve seu rostinho estampado em outro país! No mês de junho deste ano, John foi selecionado para participar de um dos maiores eventos mundiais sobre grafite – o “Meeting of Styles”–, na Alemanha.  “Fiz a inscrição, mas sem muita fé de que eu seria chamado. Quando recebi a resposta de que havia sido selecionado, movimentei tudo que pude para arrecadar o dinheiro da passagem de avião. Fiz até vaquinha!”, afirma Vianna.

John, sua esposa e o Johnzinho – com poucos meses de idade – embarcaram para Alemanha. Lá foi só sucesso! Junto com mais 11 artistas, John pintou um mural coletivo na temática de “bichinhos”.  Em seu desenho, fez um bebê com um capuz de onça pintada. “O Johnzinho nos braços da mãe e também nas telas de arte chamou atenção do público. Quando voltamos, vi uma matéria em um jornal alemão dedicada totalmente a minha obra com o rosto do bebê”, relembra John com muito orgulho.

Grafite Baby
Painel feito por John com o rosto do filho na Alemanha, durante o evento Meeting Of Styles (Reprodução/Flickr)

Carreira

No Brasil, John já faz história com sua arte. Em 2015, realizou exposição no Museu de Arte da Pampulha, com obras na temática da valorização das relações familiares. Também possui obras expostas em diversos países da América do Sul e da Europa.  Recentemente, no mês de agosto, teve seis telas expostas na mostra “Da Arte Urbana às Galerias”,  no Salão dos Ferroviários, em Itabirito. Além disso, já participou de evento em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e cidades no interior de Minas.

Já são nove anos e meio no mundo do grafite. “Sempre desenhei e mexi com arte ligada à cultura do hip hop. Tudo começou por influência do meu irmão, que me levou para fazer o primeiro trabalho quando eu tinha por volta dos 14, 15 anos. Desde então, nunca mais parei”, conta John.

Hoje, John sustenta a família com o grafite, através da venda de telas e produção de trabalhos comerciais, como grafites em muros privados. Mas pontua que “a arte no Brasil é muito difícil. Para buscar um reconhecimento, nós, artistas, temos que começar a valorizar nosso próprio trabalho”, afirma John.

Grafite Baby
John e o filho, no escritório onde o artista planeja suas obras (Yuran Khan/Bhaz)

Grafite em BH

Como artista do Grafite, John acredita que o cenário da arte em Belo Horizonte está mudando, principalmente na forma como ele é visto pelas outras pessoas. “No olho da população, ainda há bastante preconceito. Mas a nova gestão da cidade está mais aberta, inclusive para ouvir os grafiteiros. Recentemente aconteceu um projeto muito massa, o Cura, que ultrapassou barreiras ao colocar grafites no alto de prédios no centro da cidade.”

Nesse meio cultural, há muitos debates acerca da legalidade dessa arte. “Para esclarecer, o grafite mesmo é ilegal. Porém, ele deixa de ser ilegal quando você possui autorização da prefeitura ou do proprietário do imóvel para grafitar”.

Parece até clichê, mas o grafite é tudo para John: “Eu sempre respirei grafite”, diz, com convicção. Hoje, entre seus vários sonhos na área, está o desejo de fazer grafite em algum prédio da cidade.

Grafite Baby
Arte feita dentro de uma escola (Reprodução/Flickr)

 

 

 

 

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!