Homem fingia a própria morte para aplicar golpes; prejuízo pode chegar a R$ 3 milhões

IMAGEM ILUSTRATIVA (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Um homem foi preso em Belém do Pará pela Polícia Federal (PF) após fingir estar morto para receber pensão. A prisão realizada nessa quarta-feira (27) fez parte da Operação Pseudocídio.

A investigação revelou que o suspeito usava quatro identidades falsas e pode estar envolvido com mais de 50 benefícios com suspeita de fraudes. Sendo comprovados será estimado prejuízo em mais R$ 3 milhões, de acordo com a Representação de Inteligência Previdenciária no Pará (órgão integrante da Força-tarefa Previdenciária), aos cofres públicos .

Não é a primeira vez que esse homem é detido pelos policiais. Em 2015 ele fraudou a Previdência Social ao usar uma idosa que se passava por uma pessoa fictícia para receber benefício assistencial. Naquela oportunidade ele foi preso em flagrante ao acompanhar a idosa até uma unidade para recebimento da quantia.

Foram cumpridos na operação um mandado de condução coercitiva e um outro de busca a apreensão.

O investigado preso será ouvido na Superintendência Regional da Polícia Federal em Belém e será encaminhado ao presídio, onde ficará à disposição da justiça.

Pseudocídio é um termo utilizado para a pessoa que forja a própria morte e adquire uma nova identidade.

Da PF

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!