Orquestra jovem de ONG de Contagem inicia turnê pela América do Sul

Divulgação/Orquestra Jovem Gerais

Os alunos da Orquestra Jovem Gerais (OJG) se preparam para a Turnê América do Sul 2017, que vai passar pela Argentina, Uruguai e Chile dos dias 5 a 15 de outubro. Esta será a 15ª turnê internacional realizada pela ONG. A Orquestra conta com a participação de 32 alunos e o maestro Renato Pedroso, regente desde 2014. Em comemoração, será realizado um Concerto de Lançamento da Turnê no Teatro Sesi Contagem, dia 27 de setembro.

Com o propósito de representar cada canto do país, no programa estão canções majoritariamente brasileiras de compositores consagrados, como César Guerra-Peixe, Elis Regina, Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Pixinguinha e outros. “Espero nesta turnê poder mostrar um pouco do que temos de melhor em nossa cultura através da música e da alegria da Orquestra. Anseio que nossos irmãos latinos sintam essa energia brasileira.” declara o maestro Renato Pedroso. O repertório e execução das obras musicais estão sendo preparadas desde o mês de maio de 2017.

As apresentações serão nos teatros das capitais e em cidades próximas ao centro. Dentre elas estão o Teatro Novedades em Santiago do Chile, e uma apresentação especial para estudantes uruguaios na cidade de Colonia Del Sacramento. A Orquestra busca a transformação social em seus alunos. As turnês realizadas pela ONG são com o objetivo de proporcionar vivências para que os jovens conheçam outras culturas, obtenham trocas musicais e transformem ideais e realidades.

Turnês e prêmios pelo mundo

Ao longo dos 20 anos da Orquestra Jovem Gerais, 1.500 alunos passaram pela ONG. Desde o ano 2000, muitos jovens já participaram de turnês internacionais e nacionais e já se apresentaram em vários países como EUA, Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, Itália e Japão. A Orquestra Jovem Gerais já obteve várias premiações, como o “Musicistas sem Fronteiras”, da Associação Internacional de Voluntariado da Itália em 2004, “Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem” em 1999, “Cidadania Cultural”, da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem em 2005 e Primeiro lugar no Folklore Ensemble/AICE Viena (Áustria) em 2008.

Cerca de 250 mil espectadores já assistiram aos concertos de música orquestral erudita e popular da OJG, que já somam mais de 400 apresentações. A instituição desenvolve arte, cultura e educação na vida de seus alunos, que são moradores de localidades em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A obra social foi idealizada por Renato Almeida e Rosiane Reis, atuais coordenadores da entidade.

Mais informações pelo site oficial da Orquestra Jovem Gerais.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!