Morrem autor de ataque em Janaúba e quatro crianças; há feridos em estado gravíssimo

Tragédia ocorreu em 5 de outubro e comoveu o país

Foram conduzidas de Janaúba para Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, as vítimas do ataque realizado na manhã desta quinta-feira (5) ao Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente por um homem de 50 anos. Até o momento, cinco pessoas já morreram, sendo quatro crianças e o autor do ataque, o vigia da escola de 50 anos. Nove pessoas, incluindo a professora da escolinha, estão em estado grave, além de outras 13 pessoas que estão sendo atendidas.

O autor do ataque era segurança da instituição e ateou fogo em alunos e, na sequência, incendiou o próprio corpo. Informações dão conta de que o homem abraçou algumas crianças enquanto queimava, para fazer mais vítimas. O ataque comoveu a todos e, devido à gravidade, mobilizou o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT). Ele foi para Janaúba acompanhar as investigações e determinou a “mobilização de todas as forças de saúde pública e de segurança do Estado nas operações de resgate e salvamento das vítimas”.

Helicópteros estão sendo utilizados para transportar as vítimas (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Helicópteros estão sendo utilizados para o transporte das vítimas de Janaúba para Montes Claros. Algumas delas estão sendo encaminhadas ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, visto que ele é referência no tratamento de queimaduras. O Corpo de Bombeiros informou que duas crianças estavam vindo para a capital às 17h e que há a possibilidade de mais vítimas virem.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no hospital Fundajan há 11 crianças, que estão com aproximadamente de 30 a 90% do corpo queimado. Dessas vítimas, três serão transferidas para o hospital de Montes Claros. Já a situação das outras cinco está sendo avaliada, para possível transferência para BH. As causas das internações são as vias aéreas comprometidas e grande porcentagem do corpo queimado.

Durante a tarde houve um desencontro de informações. Por volta das 16h foi confirmada a morte do autor do ataque à creche e de uma das professoras. Porém, passados 30 minutos, o óbito dos da professora foi negado pelas autoridades responsáveis pelo caso. Entretanto, ela continua internada em estado gravíssimo.

Veja imagens da sala incendiada:

Natália Jael/Inter TV Grande Minas
Natália Jael/Inter TV Grande Minas
Natália Jael/Inter TV Grande Minas
Natália Jael/Inter TV Grande Minas

 

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Janaúba pede a doação de materiais para os hospitais da cidade. Entre os materiais necessários para que o atendimento das vítimas seja feito estão luvas, morfina, seringa e soro fisiológico, entre outros.

Em prol das vítimas que estão sendo atendidas, a Prefeitura de Janaúba disponibilizará um ônibus para as pessoas que desejarem doar sangue no Hemocentro de Montes Claros irem até o local. O Hemocentro está recebendo muitas doações desde a a ida das vítimas para a cidade. O ônibus sairá da rodoviária às 6h.

Materiais doados até o momento para o hospital (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Cidade de luto

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, decretou sete dias de luto na cidade em decorrência do ataque dessa quinta-feira. No site da prefeitura, uma nota foi publicada na qual o prefeito afirma que todos estão consternados em “virtude da tragédia” e informa que direcionou todos os seus esforços para atender os envolvidos e amenizar a dor que acomete a todos.

Confira a nota na íntegra:

É com muita dor nos nossos corações que emitimos essa nota. O Município de Janaúba decretou 07 (sete) dias de Luto Oficial em solidariedade à todas as famílias envolvidas no triste acontecimento dessa manhã. Toda a Administração e a sociedade civil de Janaúba está consternada em virtude da tragédia ocorrida hoje na Creche do Bairro Rio Novo. A Administração Municipal manifesta profunda preocupação com o lamentável episódio e direcionou todos os seus esforços para atender os envolvidos e amenizar, de alguma forma, a dor que acomete a todos. Foram mobilizados todos os hospitais, equipes de saúde, Prefeituras da região da Serra Geral e de outros Municípios, Policia Militar, Civil e equipes do Governo de Minas Gerais. Estamos tomando todas as medidas que nos cabem para prestar o melhor atendimento às vítimas e tentar atenuar as consequências do lastimável evento.

Carlos Isaildon Mendes
Prefeito Municipal

Michel Temer solidariza

O presidente Michel Temer (PMDB) lamentou a morte de quatro crianças e uma professora queimadas na creche. Michel Temer disse esperar que tragédias como essa não ocorram mais no Brasil e que é preciso repudiar com ações esse tipo de violência. Ele comentou ainda que o mundo está “muito convulsionado”.

“Quero expressar minha solidariedade às famílias, lamentar esse acontecimento, esperar que essas coisas não se repitam no Brasil, porque o mundo está muito convulsionado e, convulsionado como está, muitas e muitas vezes ocorrem os mais lamentáveis acontecimentos. Este é um lamentável acontecimento, e temos que repudiar com nossa consciência e com nossa ação”, disse o presidente.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!