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O propósito essencial de uma educação Montessori é oferecer a cada criança um ambiente no qual ela possa desenvolver as habilidades e hábitos para uma vida de aprendizagem e felicidade. Belo Horizonte tem agora sua primeira escola Montessori, localizada na Avenida Afonso Pena, no bairro Serra. O cadastro para o recebimento de informações pode ser feito AQUI.
A metodologia da escola foi criada na Itália e difundida em todos os continentes sobre tudo Europa e Estados Unidos. Hoje, está presente em milhares de instituições, da pré-escola ao Ensino Médio, e faz parte da formação de muitas crianças e jovens brasileiros.
E como essa forma de educar pode auxiliar o desenvolvimento cognitivo de seu filho em pleno século 21? Que instrumentos ela fornece para que as crianças explorem seu potencial e construam seu conhecimento? Esta reportagem esclarecerá diversas dúvidas sobre o método.
Dra. Montessori (1870-1952), a primeira médica mulher na Itália e uma pioneira na educação, reconheceu a importância da aprendizagem na infância. Ela passou muitas décadas criando “O Método Montessori”, um programa integrado para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças.
O que é?
O Método Montessori permite desenvolver habilidades motoras e sociais; aprender escrita, leitura e matemática; ciências da natureza; formas geométricas; habilidades de vida prática e tudo isso a fim de preparar para o futuro um jovem confiante, capaz de explorar o mundo fascinante ao seu redor.
Os pilares da escola podem ser entendidos da seguinte forma:
- Autoeducação
- Educação como ciência
- Educação Cósmica
- Ambiente Preparado
- Adulto Preparado
- Criança Equilibrada
A escola montessoriana parte da ideia de que a educação formal precisa se adequar ao ritmo evolutivo do aluno, e não o contrário, como costuma ocorrer no ensino tradicional. No método Montessori, a criança vai do mais simples ao mais complexo à medida que seus processos cognitivos forem amadurecendo, natural e intuitivamente.
Os pequenos assumem um papel ativo frente à própria aprendizagem, ou seja, eles são os protagonistas do processo educativo. Eles não absorvem conhecimento passivamente; eles o constroem a partir de sua percepção e interação com o mundo.
A criança vai se autoeducando ao lidar com o ambiente ao seu redor, explorando, testando, e se dedicando aos estímulos que despertam seu interesse. Como você verá a seguir, isso se dá pela forma com que a sala de aula é organizada e pelo papel que o professor desempenha.
“A parte mais importante da vida não é a idade dos estudos universitários, mas o período do nascimento até os seis anos. Pois é o momento em que a própria inteligência do homem, seu maior instrumento, está sendo formada.” (Dra. Maria Montessori)
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