[Coluna do Orion] Racha no PMDB leva Pimentel a já pensar em Plano B para 2018

Antônio Andrade e Adalclever Lopes: cada vez mais distantes

A decisão do presidente estadual do PMDB e vice-governador, Antônio Andrade, de trocar o comando mineiro da Fundação Ulisses Guimarães, ligada ao partido, reforçou a insegurança do governador Fernando Pimentel (PT) em reeditar a aliança com o partido para a eleição do ano que vem. Andrade teria ignorado o regimento interno que prevê indicação da executiva estadual e o pedido das bancadas estadual e federal pela recondução de Ângelo Tadeu no comando da fundação. Em seu lugar, Andrade, convencido de que a prerrogativa é sua, indicou o ex-prefeito de Dionísio (Vale do Aço) Weber Americano.

Andrade está rompido com Pimentel e com o PT e rejeita a manutenção da aliança para 2018. Por isso, ficou esvaziado no governo mineiro e isolado no PMDB, já que as bancadas estadual e federal apoiam o governador. Sua decisão antecipou o confronto previsto para março do ano que vem, quando seu grupo enfrentaria o do presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (PMDB), para definir os rumos do partido. O grupo de Adalclever é integrado por todos os 13 deputados estaduais do partido e metade dos federais e quer reeditar a aliança com o PT.

A primeira reação do grupo de Adalclever será recorrer à Justiça para tentar reverter a indicação de Americano na fundação. Desde que Ângelo Tadeu, aliado de Adalclever, assumiu em 2015, a sede da fundação, em Belo Horizonte, passou a funcionar como a sede de fato do partido. Caso não reverta a mudança, o grupo poderá pensar em outras alternativas. Para não ficar refém dessa briga, da qual pode perder o aliado, os aliados de Pimentel começam a pensar em um plano B, que levaria, por exemplo, os aliados peemedebistas para outro partido.

Andrade defende candidatura própria e aproximação com os tucanos, hoje, aliados do PMDB nacional e do governo Michel Temer (PMDB). O nome do candidato seria o do deputado federal Rodrigo Pacheco, o único que não assinou o documento pedido a recondução de Ângelo Tadeu ao comando da fundação. Pacheco também aguarda definição. Caso o PMDB reafirme aliança com Pimentel, ele poderá filiar-se a outro partido para disputar o governo de Minas.

Neste sábado (7), Andrade e Pacheco participam de encontro regional do partido em Juiz de Fora, realizado sem a participação da executiva estadual, onde os rivais têm maioria. Já foram realizados encontros em outras cidades do interior.

Assembleia manifesta pesar sobre tragédia em Janaúba

Os deputados estaduais fizeram um minuto de silêncio, na sessão plenária desta quinta-feira (5), em solidariedade às vítimas da tragédia ocorrida em Janaúba (Norte), onde cinco pessoas morreram e dezenas estão feridas, a maioria de crianças, após incêndio criminoso provocado por um vigia que havia sido demitido da creche.

O deputado Adalclever Lopes (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, divulgou nota de pesar sobre o ocorrido. “O povo mineiro foi surpreendido esta manhã pela notícia de que o Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba, estava sendo destruído por um incêndio, com mortos e feridos, entre crianças e trabalhadores da instituição de ensino”.

“Acentuando a gravidade da notícia, foi divulgada a suspeita de que o incêndio havia sido propositadamente provocado, possivelmente, por um dos funcionários da casa”.

“Venho, em nome do Poder Legislativo estadual mineiro, manifestar o meu profundo pesar pelo trágico acontecimento e a minha solidariedade para com a comunidade de Janaúba, muito especialmente para com as famílias atingidas por uma dor para a qual não haverá medida. Minas Gerais, ferida em sua essência, está de luto”, lamentou o presidente da Assembleia.

Audiência de apoio à PF na Assembleia

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa aprovou a realização de audiência para discutir a PEC 412/2009, que dá autonomia à Polícia Federal, e para oficializar ações de apoio à corporação. Além disso, o deputado Carlos Pimenta protocolou pedido de criação da Frente Parlamentar de Defesa da Polícia Federal na Assembleia.

(*) Jornalista político; leia mais no www.blogdoorion.com.br

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!