Circuito de Arte e Cultura da Reforma Agrária agita BH neste fim de semana

Feira começou hoje e vai até domingo, na Serraria Souza Pinto.

Começou nesta sexta-feira (6) o Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Em sua programação o evento traz cantoria, folia de reis, capoeira, feira de alimentação além de outras atividades que têm como organizador o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Após passar por Montes Claros, Governador Valadares, Alfenas, Juiz de Fora, Uberlândia e Betim o evento ficará em BH até o próximo domingo (8).

Com o tema “Alimentar a luta, cultivar a arte”, o Circuito conta com mais de 100 barracas com saborosos produtos de Minas e de outros estados. A música fica por conta de cantores mineiros, como Titane, Aline Calixto, Flávio Renegado, Meninas de Sinhá, Sergio Pererê, João Bá e Fernando Guimarães, Zé Pinto e Wilson Dias, do Vale do Jequitinhonha e Bando Maré de Março.

O projeto se enquadra nos objetivos da Estratégia do Enfrentamento da Pobreza do Campo do Governo de Minas Gerais, com as ações de comercialização dos agricultores familiares que participam dos assentamentos rurais.

De acordo com o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci, “o Circuito é uma forma também de inserir os trabalhadores no plano de trabalho da Economia Solidária, promover o intercâmbio cultural entre as comunidades rurais e a população da cidade, além de divulgar os produtos e gerar renda”.

Durante os três dias do Circuito haverá um espaço de agrofloresta modelo e distribuição de mudas para o público vivenciar outras formas de cultivar a vida.

Programação

Sexta-feira, 6/10

14h – Mostra Sem Terra

17h30 – Folia de Reis

18h – Ato político de abertura Festival

19h – Abertura do palco Vander Lee

20h –Zé Mulato e Cassiano

21h – Wilson Dias

Sábado, 7/10

8h – Feira de Alimentação Saudável Cidona

9h30 – Conferência Alimentação Saudável Silvino Gouveia Lançamento ENA

12h – Cantoria

13h15 – João Bá e Fernando Guimarães

14h15 – Zé Pinto

15h – Mostra Sem Terra

19h30 –Titane

21h15 – Aline Calixto

23h – Flávio Renegado

Domingo – 8/10

7h – Café coletivo com Mesa de Thereza

8h – Feira de Alimentação Saudável

9h30 – Rubinho do Vale e Intervenção Sem Terrinhas

10h30 – Meninas de Sinhá

12h15 – Cantadeiras

13h15 – Pedro Boi

14h15 – Roda de Capoeira

16h30 – Pereira da Viola

18h – Sérgio Pererê

Da Agência Minas

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!