Arcebispo de BH celebra missa para vítimas de Janaúba; delegado chama vigia de sádico

Missa foi rezada por Dom Walmor no HPS

 

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou missa na Capela do Hospital João XXIII nesta terça-feira, dia  10, reunindo os familiares das vítimas da tragédia ocorrida na creche Gente Inocente, na cidade de  Janaúba, norte de Minas Gerais, na semana passada, e também a equipe médica do hospital.

“A dor e o sofrimento nos desafiam profundamente do ponto de vista existencial e nos fazem caminhar na direção de Deus. A nossa vida não é uma vida definitiva; é uma vida que desabrocha na vida eterna. Portanto, Deus está sempre presente. Há um silêncio que precisamos fazer, para buscarmos novas respostas, mas está em nossas mãos a vivência de um novo momento de solidariedade, de uma cultura da vida e da paz. Um enorme desafio para todos nós, que podemos fazer sempre mais por aqueles que sofrem”, disse dom Walmor durante celebração.

Após a solenidade, ele  visitou as crianças e educadores que estão se recuperando no hospital. Ainda continuam internados no João XXIII outras cinco crianças e dois adultos. Por volta das 14h40,  Maísa Barbosa dos Santos, de apenas cinco anos, recebeu alta da unidade. Ela foi a primeira criança sobrevivente da creche hospitalizada em Belo Horizonte a ser liberada pelos médicos,  informou a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Coletiva de imprensa

Já na cidade de Janaúba, a Polícia Civil realizou uma coletiva na manhã de hoje para falar sobre o crime. O Delegado Regional, Bruno Fernandes Barbosa classificou o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, como sádico. “Ele fez isso por perversidade. Ele fez para chamar atenção, para chocar. Fez para marcar o seu nome no rol dos canalhas do Brasil”, afirmou.  A tragédia de Janaúba deixou 11 mortos, sendo 9 crianças, a professora Heley de Abreu e o próprio vigia.

Durante a coletiva, Barbosa reafirmou que Soares premeditou o crime, cometido exatamente três anos após a morte de seu pai.  E informou que o médico legista atestou que no momento do crime, o vigia não estava sob efeito de surto e estava lúcido sobre suas ações.

“Na noite anterior ao crime, Damião dormiu na casa da mãe, que fica mais próximo da creche, o que reforça a ideia de que o crime foi planejado. Ele também acumulou uma quantidade razoável de gasolina em casa para incendiar a creche”, detalhou o delegado. Segundo a autoridade policial, Soares teria espalhado gasolina na creche antes de atear fogo no corpo e nas crianças.

Ainda segundo informou o delegado, as investigações apontam que Damião Soares sofria de delírio persecutório, uma doença mental que o levou a optar por morar sozinho, abandonando, inclusive, a família. Mas, segundo o delegado, o autor do crime não tinha demonstrado até então nenhum fator de irritabilidade. Até o momento já foram ouvidas pela Polícia Civil, 15 pessoas  entre vítimas e testemunhas, que inclusive ajudaram a resgatar as crianças. A PC também investiga a responsabilidade da prefeitura municipal, já que a creche não possuía alvará do Corpo de Bombeiro, extintor e nem rota de fuga.

Apelo 

A professora, Simone Soares Santos, que é  vice-diretora de uma escola pública de Janaúba e irmã de Damião Soares dos Santos, fez um apelo no último domingo, dia 8, dizendo que a família também está sofrendo com o ato feito pelo irmão.  Ela teria dito que mensagens de whatsapp estão circulando atacando seus familiares pedindo inclusive retaliação. Em seu apelo, ela diz que “nós, da família, também estamos sofrendo muito como todas essas vítimas. O fato causou um sofrimento e uma dor geral”.

A creche deve ser reaberta em 80 dias, segundo informou o prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes, em entrevista ao jornal “Estado de São Paulo”. Ele afirmou que a reforma foi assumida por um grupo de empresários e que a nova escola deve ganhar  o nome da professora que lutou para salvar a vida de mais crianças. No último domingo, dia 8,  o presidente Michel Temer concedeu a Ordem Nacional do  Mérito  a professora por sua bravura.

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!